SEAT poderá deixar os automóveis e passar a vender… scooters?!

A SEAT pode passar a vender scooters! Pelo menos é o que alguns rumores dizem: a casa espanhola poderá parar de fazer automóveis.

A SEAT pode passar a vender scooters! Pelo menos é o que alguns rumores que circulam dizem depois de um relatório ter sido conhecido e dizer, claramente, que a SEAT pode parar de fazer automóveis e concentrar-se em scooters, minicarros e motos para clientes jovens e responsáveis. Isto deverá acontecer depois de 2035 quando o fim dos motores de combustão interna chegar ao Velho Continente.

SEAT Ibiza FR 10 HQ

A SEAT sempre foi uma pedra no sapato do grupo Volkswagen. Não é capaz de gerar lucro, não tem uma gama elétrica e tem uma identidade algo confusa entre o desportivo e o familiar. Tudo piorou quando retiraram à SEAT a divisão desportiva CUPRA e criaram uma marca desportiva de luxo. E para juntar insulto ao prejuízo, parece que os responsáveis do grupo VW gostam mais da CUPRA que da SEAT.

Soluções de mobilidade para jovens

Portanto, o futuro da casa de Barcelona oscilou entre o desaparecimento puro e duro ou esta solução de transformar a SEAT numa marca de mobilidade. A fazer fé nos executivos da SEAT escutados pelos meios de comunicação britânicos, a SEAT passará a fazer scooters – o único modelo 100% elétrico da casa espanhola é a scooter Mo! – e expandirá a oferta a microcarros e motos elétricas.

Segundo a revista Autocar, um porta-voz interno confidenciou que o grupo “estava a analisar o papel da SEAT no futuro do grupo quando os motores de combustão acabarem. A decisão só deverá ser tomada em 2030, mas a SEAT pode transformar-se num fornecedor de soluções de mobilidade para jovens clientes como sucede hoje com a SEAT Mo.

Curiosamente, a SEAT mostrou, no Salão de Genebra de 2019, um quadriciclo chamado Minimo, espécie de Renault Twizy mais sofisticado. Não foi aceite o plano de industrialização, mas na nova orientação da casa espanhola, pode este tipo de modelos estar de volta. Mas ver a SEAT nestas condições é uma dor de alma…