Rafale. Este é o nome do novo SUV Coupé da Renault.

Rafale é o nome do Renault Austral Coupé, mais um SUV na gama da francesa, que recupera um nome famoso na indústria aeronáutica gaulesa.

Assim se vai chamar o novo SUV da marca francesa. Na prática é uma versão Coupé do Renault Austral, que recupera um nome famoso na indústria aeronáutica gaulesa. Com o Renault Rafale, a marca terá um novo topo de gama. Mas o novo modelo não será um puro SUV, pois terá como missão perseguir o novo Peugeot 408, o crossover sem rivais. Pelo menos até à chegada do Rafale, que será revelado no dia 18 de junho no festival aeronáutico de Paris (a decorrer no Le Burget) antes de chegar ao mercado no final deste ano.

RENAULT RAFALE
Renault Rafale

SUV, mas coupé!

Rafale é o nome do Renault Austral Coupe, a segunda derivação do SUV francês depois do Espace, a versão de sete lugares. O novo modelo será o topo de gama, terá um preço acima do Austral e Espace e só estará disponível com mecânica híbrida.

O nome Rafale invoca um avião militar francês (produzido pela Dassault desde 2001) e um avião de competição desenvolvido em “joint venture” com a… Renault! Era um avião monolugar que foi criado em 1930 pela Caudron-Renault e que pilotado por Helene Bouchet, bateu vários recordes de velocidade. Uma época em que a casa francesa fazia mais coisas para além de automóveis.

renault austral
Renault Austral

Sylvia dos Santos, a responsável pelo departamento que dá nomes aos modelos da casa francesa, referiu que “o nome Rafale traz-nos à mente coisas como tecnologia, performance, agilidade e prazer de condução. É um nome com significado que se relaciona com a nossa história e evoca de forma perfeita o estatuto de topo de gama nos SUV coupé.” Finalmente, dizer que Rafale significa rajada de vento.

O novo modelo terá como base, claro, a plataforma CMF-CD do Austral e, como referimos, apenas com mecânica híbrida E-Tech.

Será o topo da gama Renault ocupando o lugar do Talisman, descontinuado no final do ano passado. Ou seja, Luca de Meo continua com o seu projeto de apostar nos modelos compactos e médios e em variantes de topo, onde se pode pedir mais dinheiro. Logo, onde há mais rentabilidade.

O Rafale será revelado dia 18 de junho no Salão Aeronáutico de Paris – Le Bourget, com as vendas aprazadas para o final deste ano.