Opel Corsa foi renovado e recebe Vizor na frente

O Opel Corsa renovado é um automóvel que, agora, é mais recente que o seu irmão da Peugeot, o 208 cuja renovação será feita mais tarde.

O Opel Corsa renovado é um automóvel que, agora, é mais recente que o seu irmão da Peugeot, o 208 cuja renovação será feita mais tarde. Porém, as mudanças são poucas e apenas ditadas pela chegada do meio de ciclo de vida. Está prevista a atualização com a introdução do Opel Vizor na frente do carro e mais alguns detalhes tecnológicos. Um renovado Corsa á espera de nova geração mais adiante.

O Opel Corsa renovado tem uma frente redesenhada, detalhes novos na traseira, mais potência na versão 100% elétrica e nos híbridos além de um novo sistema multimédia.

Opel Corsa renovado com Vizor à frente

Percebe-se que há mudanças no Corsa olhando para a frente do carro. O Opel Vizor destaca-se e dá outra vida ao modelo. O para choques também é novo com entradas de ar laterais majoradas.

O perfil do Corsa ficou, exatamente igual, enquanto na traseira há um novo para choques mais musculado e o nome do carro espalhado a toda a largura do portão traseiro. E ponto final nas alterações deste renovado Corsa.

OPEL CORSA 2023 4

Interior com novo sistema de info-entretenimento

No interior do Corsa há algumas alterações, ligeiras, mas que adicionam racionalidade e qualidade. Desde logo, o volante cujo centro é diferente. Depois, a consola central, onde há mais diferenças. Deixa de haver “joystick” substituído por um comando mais pequeno já conhecido de outros modelos Stellantis (Citroen e Peugeot). Mais acima está um novo ecrã de 10 polegadas que alberga o sistema de infoentretenimento com processador Snapdragon fornecido pela Qualcomm, a mesma tecnologia da maioria dos smartphonbes.

Claro que tem Apple Car Play e Android Auto sem fios. E há, também, novos revestimentos. E um painel de instrumentos 100% digital como opção.

OPEL CORSA 2023 6

Mudanças nas mecânicas

Não são muitas, mas há novidades. O motor 1.2 turbo com tecnologia híbrida de 48 volts fará a sua aparição no Corsa. Estará disponível com 100 e 136 cv e terá uma nova caixa de velocidades automática especial, uma espécie de dupla embraiagem.

Todos conhecemos as caixas de dupla embraiagem (lançadas em 2003 pelo grupo VW) que a PSA nunca teve. Agora já tem a DCT, mas que é muito diferente das DSG. Como?

Em vez de duas meias caixas de velocidades, cada uma com a sua própria embraiagem, haverá uma única caixa de velocidades, com apenas quatro velocidades, mas com duas relações extra – à semelhança do que existe nos veículos 4×4 com redutoras – e um motor elétrico integrado.

Ao volante do Opel Astra plug-in. Apenas um francês disfarçado?

Fomos tentar descobrir os atributos do Opel Astra híbrido plug-in, agora que partilha muitos dos componentes com outros modelos da Stellantis.

Ler mais

A desmultiplicação entre uma e outra faz-se com uma embraiagem acoplada a um grupo epicicloidal o que assegura até 8 velocidades, embora a caixa esteja preparada para oferecer sete. Graças a uma segunda embraiagem, é possível desacoplar o motor térmico nas desacelerações, rodagem em modo elétrico nos modelos Plug-In e outras situações.

Ainda antes deverá chegar o Corsa-e que passará a estar disponível com 136 e 156 cv. Tudo graças a um novo motor elétrico que além de mais potência autoriza autonomias até 402 km (ciclo WLTP). A carga até 80% da capacidade da bateria consegue-se em 30 minutos num carregador rápido.

A data de comercialização do novo Corsa em Portugal ainda não está definida, mas seguramente, será antes do final do ano.