O gigante Stellantis regista aumento de receitas e lucros em 2023

A Stellantis aumentou receitas e lucros nos primeiros meses de 2023 ajudada pela normalização do fornecimento de semicondutores e por uma política de preços forte e com valores acima da média.

A Stellantis aumentou receitas e lucros nos primeiros meses de 2023. Tudo isto ajudada pela normalização do fornecimento de semicondutores e por uma política de preços forte e com valores acima da média. Contas feitas, produziu 1,3 milhões de unidades até final do mês de março e o volume de negócios atingiu os 47,2 mil milhões de euros. Ou seja, 7% acima do esperado em termos de vendas para o primeiro trimestre de 2023.

Stellantis Logo

A Stellantis aumentou receitas 14% no primeiro trimestre de 2023 para um total de 47,2 mil milhões de euros. Volume consolidado de entregas (1.476 milhões de unidades) com mais 7% que em 2022. Para além disso registou um inventário de 1.302 milhões de veículos, que fez a Stellantis regressar a cifras normais. Sendo que 384 mil unidades deste inventário são de viaturas da empresa.

Dividendos para os acionistas

Assim, a direção da Stellantis aprovou a entrega de 1,34 euros de dividendo por ação aos acionistas. Por outro lado, o grupo liderado por Carlos Tavares iniciou o “buyback” de stock no valor de 1,5 mil milhões de euros, com a primeira tranche a ser completada em junho no valor de 500 milhões de euros.

stellantis italia 1

Por tudo isto, Richard Palmer, diretor financeiro da Stellantis, referiu. “a Stellantis registou um arranque sólido em 2023, mantendo a cadência do que foi um excelente ano de 2022, e apresentando volumes de entregas e receitas líquidas robustas em todos os segmentos. A nossa presença mundial e o portefólio diversificado de produtos mostram que estamos bem posicionados para continuar a registar um forte desempenho financeiro ao longo do ano. Vamos, este ano, adicionar nove novos veículos elétricos a bateria à nossa oferta de produtos. Assim damos continuidade ao nosso esforço para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível para todos.”

Assim, o plano estratégico “Dare Forword 2030” está a ser cumprido pela Stellantis. Até no capítulo dos modelos 100% elétricos. As vendas mundiais aumentaram 22% e o grupo vai lançar nove modelos novos que vão alargar a oferta para mais de 47 modelos.