Ford perde 60 mil dólares em cada modelo elétrico que vende!

A Ford perde 60 mil dólares (!) em cada modelo elétrico que vende. Algo que deixa qualquer um boquiaberto.

A Ford perde 60 mil dólares (!) em cada modelo elétrico que vende. Algo que deixa qualquer um boquiaberto, especialmente quando se olha para o quadro de resultados da casa da oval azul, claramente com números positivos. Parece que o negócio dos veículos convencionais está de vento em popa e o dos elétricos mergulhado num desatino sem fim à vista. Para já, a Ford continua a dar lucro, mas com este nível de prejuízos nos elétricos… por quanto tempo?

A Ford detalhou, pela primeira vez, os ganhos e perdas nas diversas divisões que compõem o gigante norte americano e que foram criadas há um ano para remodelar a companhia. Passaram a existir três divisões: Ford Model e, Ford Blue e Ford Pro.

A primeira encarrega-se da gama elétrica e da conectividade digital, a segunda cuida da produção de veículos de combustão interna e a terceira está focado nos comerciais ligeiros e pesados.

Ford Mustang Mach E 2020 1

Ford perde 58 333 dólares em cada veículo elétrico que vende

Ora, oferecendo dados sobre as três divisões, percebe-se que as perdas nos modelos elétricos são… enormes! Desde logo, consultando o relatório e contas do primeiro trimestre de 2023, percebe-se que a Ford perdeu em cada modelo elétrico vendido nos primeiros três meses de 2023, exatamente, 58 333 dólares, ou seja, 52 880€.

Tendo vendido, apenas, 12 mil unidades, quer isto dizer que a casa da oval azul perdeu 700 milhões de dólares (antes de impostos e juros), tendo a divisão Ford Model e gerado, apenas, 700 milhões em receita. Bem menos que no último trimestre de 2022, cujas receitas ultrapassaram os 1,6 mil milhões de dólares.

Para justificar este prejuízo gigantesco há várias razões. Em primeiro lugar, o volume reduzido de veículos produzidos do Mustang Mach-E (feito em Cuantitlan, México) devido à reconfiguração da fábrica para aumentar a produção para 210 mil unidades/ano no final de 2023.

FORD EXPLORER 8

Por outro lado, estão os investimentos feitos. Desde logo os 3,5 mil milhões de dólares gastos na fábrica de baterias em Marshall, Michigan. Depois, a BlueOval City, no Tennessee, que vai produzir a próxima geração de camiões elétricos em 2025 e que terá capacidade para produzir 500 mil unidades por ano. Mesmo assim, perder quase 53 mil euros em cada Mustang Mach E vendido… é obra! Ainda por cima sendo este um dos melhores elétricos do segmento.

Mas não há razões para pânico. Jim Farley, o CEO da Ford já veio dizer que esperam perder 3 mil milhões de euros na Ford Model e em 2023. Porém, como a Ford não pensa, sequer, abandonar o negócio dos modelos com motor de combustão interna, estes prejuízos são mitigados e olhados como investimento.

Se tudo correr bem no longo prazo com novos modelos, mais vendas e melhorias nas unidades de produção, além da produção própria de baterias, a Ford espera inverter a situação. Sabendo-se já que o negócio dos veículos elétricos demorará anos e anos até amadurecer e dar lucro.

FORD PUMA ST 12

Ford ganha milhões com a divisão de motores de combustão

Já a Ford Blue está sentada numa pilha de dinheiro. O lucro antes de juros e impostos foi de 2,6 mil milhões de euros, com uma margem de lucro operacional de 10,4%. O F-150 continua a ser o veículo mais vendido nos EUA com uma pick-up F150 a ser produzida a cada 30 segundos!

A Ford Pro também conheceu lucros generosos e, assim, a Ford, no final do primeiro trimestre, apesar da pressão inflacionaria e dos custos dos produtos, a margem de lucro operacional é de 4,2%. A cifra mais elevada dos últimos 12 meses.