Fiat vai fazer interiores inspirados… no Lingotto!

A Fiat vai fazer interiores inspirados numa fábrica transformada em sede e que vai cumprir 100 anos de vida.

A Fiat vai fazer interiores inspirados numa fábrica transformada em sede e que vai cumprir 100 anos de vida. Falamos da fábrica Lingotto no centro de Turim! Esta decisão de dar aos interiores dos próximos modelos – a partir de 2024 – inspiração no Lingotto, está, claro, ligado ao centenário da mítica fábrica italiana. O anúncio foi feito no site da Fiat e, para a imprensa, foram enviados alguns desenhos que mostram como o edifício servirá para criar os interiores dos futuros Fiat.

FIAT LINGOTTO1

Entre os elementos que vão inspirar a futura gama de interiores, destacamos a icónica pista oval desenhada no telhado da fábrica. Por outro lado, a imagem da espiral que dá acesso ao telhado e, ainda, as amplas janelas do edifício. As imagens são esclarecedoras do que vai suceder aos interiores dos Fiat.

Podemos ver muitos elementos ovais, nomeadamente, a consola central, o volante com o painel de instrumentos a meio. A parte superior do tabliê também é oval e alberga no seu interior o sistema de info entretenimento.

FIAT LINGOTTO

Tudo é feito com materiais sustentáveis. E se estas partes parecem bastante credíveis e algumas delas até poderiam ser usadas desde já, os bancos são ainda protótipos. Porque são feitos com fios nas costas, tem uma base de assento demasiado rudimentar e os encostos de cabeça são cilíndricos e tem dentro os altifalantes. Os bancos traseiros são ainda mais simples, assemelhando-se a cadeiras de praia.

No exterior, existe uma projeção única de faróis LED que faz lembrar – como sucede no interior por baixo da oval existente no tabliê – as janelas do Lingotto. Mas, tudo parece demasiado futurista para aparecer tão cedo, sendo, apenas, uma ideia que pretende ligar tudo ao fantástico edifício da Fiat.

FIAT LINGOTTO2

100 anos do Lingotto!

Recordamos que o Lingotto foi inaugurado no dia 22 de maio de 1923 – faz, exatamente, 100 anos! – com a pista de testes no telhado e a rampa em espiral que levava os veículos à pista. Foi reconfigurado nos anos 80 para ser edifício de escritórios e lojas e onde está a Pinacoteca Agnelli, liderada por Ginevra Elkann, irmã de John Elkann e Lapo Elkann, netos de Giovani Agnelli.

Olivier François, CEO da Fiat, deu a entender que a Fiat pode voltar ao tradicional logótipo de quatro barras. Por outro lado, espera lançar os novos interiores já em 2024 nas instalações do Lingotto. E, com muita certeza, estaremos a falar de modelos 100% elétricos.