Cápsula do Tempo Guarda 2050 celebra 10º aniversário “Preservando o Património, olhando o futuro”

A Cápsula do Tempo Guarda – 2050 celebra o seu 10º aniversário com uma conferência de tema “Preservar o Património, olhando o futuro”!

Dez anos já se escoaram na ampulheta do tempo que nos vai levar até 2050, data da abertura da Cápsula do Tempo – Guarda 2050, iniciativa do Clube Escape Livre nascida durante a celebração dos 40 anos do Programa Escape Livre. O tema para a celebração de 2023 será “Preservar o Património, olhando o Futuro”.

A Cápsula do Tempo – Guarda 2050 é uma das mais importantes e significativas iniciativas do Clube Escape Livre. Para além de ter servido o propósito de celebrar os 40 anos do Programa Escape Livre, em antena na Rádio Altitude há 50 anos, esta iniciativa tem como missão olhar o futuro abraçado ao passado da cidade, da região e do país.

10º Aniversário Cápsula do Tempo – Guarda 2050

O 10º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 celebrou-se a 1 de julho, entre a Encosta do Tempo e a biblioteca Eduardo Lourenço.

Ler mais

Enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, na Encosta do Tempo, esta cápsula encerra dentro de si testemunhos, objetos e fotos de 40 personalidades de diversas áreas sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. Que serão revelados dia 1 de julho de 2050.

As cerimónias que comemoram os 10 anos desta iniciativa do Clube Escape Livre, com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e da Rádio Altitude, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e o patrocínio da SPAL e COFICAB, incluem a plantação de mais uma árvore no Jardim do Tempo e o lançamento de nova chávena de café da coleção “Chávenas do Tempo” da SPAL, com autoria de António Saraiva.

“Preservar o Património, olhando o futuro” é o tema da conferência do 10º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda – 2050

A conferência “Preservar o Património, olhando o futuro” será o ponto alto destas cerimónias e decorrerá no sábado (1 de julho) a partir das 11 horas na Biblioteca Eduardo Lourenço, na Guarda. Terá como oradora a Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, Aida Carvalho.

Sendo um tema de reflexão para toda a comunidade, a conferência estará aberta ao público algo que já faz parte da tradição das celebrações dos aniversários da “Cápsula do Tempo – Guarda 2050”.

Outro momento de destaque das celebrações é o cinzelar da pedra que imortaliza a passagem de mais um aniversário da iniciativa e, para 2023, o Clube Escape Livre decidiu convidar Luís Celínio, presidente do clube, fundador do Programa Escape Livre e o mentor desta iniciativa tão importante para a cidade da Guarda.

Aniversario 9o Capsula do Tempo 2022 1