Volkswagen ID.7 será o anti-Tesla Model 3 com 700 km de autonomia

O Volkswagen ID.7, o anti-Tesla Model 3, terá 700 quilómetros de autonomia e um interior que faz lembrar os carros da casa norte americana.

O Volkswagen ID.7, o anti-Tesla Model 3, terá 700 quilómetros de autonomia e um interior que faz lembrar os carros da casa norte americana. Chega ao mercado do Velho Continente no outono deste ano e aos Estados Unidos em 2024. Tanto os ID.7 europeus como os norte-americanos serão feitos na fábrica de Emden, na Alemanha, enquanto os modelos para o mercado chinês serão servidos por fábricas locais ainda este ano.

VW ID7 3

Volkswagen ID.7 de olhos no Tesla Model 3

O Volkswagen ID.7, o anti-Tesla Model 3, é um passo em frente na ambição da casa de Wolfsburg de enfrentar a Tesla e assumir o protagonismo na mobilidade elétrica. Contudo, o último modelo da VW com esta ambição saiu “um bocado ao lado”. O VW ID.7 foi revelado na Europa, China e Estados Unidos e é uma aposta forte da casa alemã.

O navio almirante da gama ID, o ID.7 é um dos mais aguardados, depois de ter sido antecipado por dois protótipos, o ID.Vizzion e o ID.Aero.

Aerodinamicamente esculpido para melhor desempenho

O Volkswagen ID.7 é uma berlina de cinco portas com uma aerodinâmica otimizada, que começa logo na dianteira. Faróis LED que fluem com a carroçaria e estão ligados por uma fira LED que vinca a frente do veículo. As luzes diurnas fazem dupla função ao albergar os indicadores de mudança de direção.

Mais abaixo temos o esculpido para choques com cortinas de ar para melhorar a aerodinâmica que terá um coeficiente de arrasto de cerca de 0,23. Ou seja, semelhante ao do Tesla Model 3. Nas laterais podemos ver as linhas já familiares da família ID com a linha de cintura a percorrer o carro desde os faróis dianteiros até os farolins traseiros. Uma espécie de ondulação permite esconder o gabarito do carro, completando o aspeto final uns puxadores de porta embutidos e minimalistas. A área vidrada é generosa e as jantes, claro, são, aerodinamicamente, levadas ao limite.

VW ID7 26

Depois temos os detalhes como os pilares pintados de preto brilhante e os frisos a imitar alumínio. Há um tejadilho panorâmico em vidro como opção que possui a tecnologia que permite tornar opaco o mesmo com o toque num botão e vice-versa.

A traseira é discreta com uma barra LED a unir os farolins que fica vermelha quando carregamos no travão, permanecendo o resto do tempo branca. O difusor está pintado de preto e há uns refletores que ajudam a “alargar” o carro.

Paralelamente, as dimensões do ID.7 deixam claro que este é um carro familiar. Com 4961 mm de comprimento, 1862 mm de largura e 1538 mm de altura com uma distância entre eixos de 2966 mm, é um veículo maior que um… Passat!

VW ID7 16

Volkswagen ID.7 com interior minimalista à imagem da… Tesla

Com um exterior que não é futurista e nem muito inspirado, o ID.7 joga com um habitáculo minimalista, mas de qualidade, bem equipado e tecnologicamente avançado. Não há painel de instrumentos, apenas um pequeno ecrã com a informação mínima legalmente exigida, nomeadamente, a velocidade do veículo, algo que faz falta no Model 3 da norte-americana Tesla.

O ecrã é dos mais simples e serve de pouco, pois, o ID.7 tem um “head up display” com realidade aumentada que tem disponibiliza muita informação. Incluindo as do sistema de navegação. Se já está a reclamar, pense nisto: já não precisa de tirar os olhos da estrada!

No centro das atenções e do ID.7 está um ecrã de 15 polegadas que controla, praticamente, tudo. Tudo é novo neste ambiente com grafismo e interação com o utilizador mais fáceis de entender e utilizar. As malfadadas barras hápticas continuam, mas desta feita há umas barras físicas para controlo de algumas funções e um novo comando por voz mais eficaz.

Tudo o resto é muito clássico no interior do VW ID.7. Os materiais são de elevada qualidade, reclama a VW, há detalhes em metal para maior requinte e muito espaço disponível no banco traseiro. Há, como opcional, um sistema de som Harmann-Kardon.

Destaque, ainda, para o sistema de climatização com sistema Climatronic. Este permite avaliar a temperatura e a humidade para regular a temperatura ideal dentro do carro, independentemente da escolha feita pelo utilizador.

Os bancos dianteiros têm 14 ajustes possíveis de forma elétrica e são “ergoComfort”, ou seja, têm dez almofadas de arque permitem massagem nas costas do condutor. É oferecido de série e o ergoPremium, opcional, tem mais duas almofadas de ar no assento para massajar a pélvis e a coluna.

VW ID7 2

Autonomias diferentes consoante a bateria

Evidentemente que o VW ID.7 tem como base a plataforma MEB, mas oferece dois pacotes de baterias: o VW ID.7 Pro tem uma bateria de 77 kWh (82 kWh no total) e um carregador rápido de 170 kW DC. Bom para 615 km de autonomia verificada pela norma WLTP.

Já o VW ID.7 Pro S tem uma bateria de 91 kWh (86 kWh utilizáveis) que lhe permite uma autonomia de cerca de 700 km (WLTP). O carregador de 200 kW DC interno ajuda a diminuir o tempo de carga.

Haverá um novo motor elétrico (APP550) que debita 286 cv e 550 Nm de binário, sendo certo que outras versões se seguirão com mais potência e autonomias diferentes.

VW ID7 3

Muitas ajudas à condução

O Volkswagen ID.7 oferece uma alargada autonomia e por isso também disponibiliza um Travel Assist mais desenvolvido que utiliza os dados “swarm”. É uma espécie de sistema de condução semiautónoma que combina centralização do veículo na faixa de rodagem com o “cruise control adaptativo”. Com este Travel Assist vêm uma série de outras ajudas à condução.

Terá, ainda, o Park Assist Pro com memória que permite ao carro “lembrar” os últimos 50 metros da manobra escolhida – entrar na garagem de casa – e repetir a manobra “ad eternum” absolutamente sozinho. Poderá, mesmo, sair do carro, e completar a manobra com o seu smartphone.