Um Mercedes-Benz 450 SLC com motor Toyota e travões… Ferrari?!

Um Mercedes-Benz 450 SLC com motor Toyota e travões de um Ferrari F40, parece quase impossível(!) Ou talvez não… aconteceu no Japão!

Um Mercedes-Benz 450 SLC com motor Toyota já é algo que nos faz arrepiar os pelos dos braços, mas quando descobrimos que por ali estão os mesmos travões de um Ferrari F40, quase arrancamos os cabelos! Não estamos, naturalmente, a falar de um carro de série. Ele há malucos para tudo e neste caso estamos a falar de um senhor japonês que ao longo de dois anos criou este… frankenstein de automóvel que, no final do dia, até tem bom aspeto. Incrível!

MERCEDES SLC JAPAO

Um Mercedes-Benz 450 SLC com motor Toyota (porque o criador do carro queria algo menos pesado na frente do carro) é algo que custa a engolir. Mesmo que seja feito com um requinte típico dos japoneses. O bloco utilizado vem de um Toyota Supra MKIV, colocado debaixo do longo capô do 450 SLC.

Como o proprietário queria algo mais leve, mas mais potente, acabou por escolher o seis cilindros Toyota. Fora o V8 de 4.5 litros de 1977 com míseros 240 cv, para dentro o 2JZ-GTE Toyota de seis cilindros em linha que com um turbo Mitsubishi TE06, um novo intercooler, um escape feito à medida e um circuito de refrigeração redimensionado, passou a debitar uns mais simpáticos 406 cv.

MERCEDES SLC JAPAO1

A caixa de velocidade, automática, também é Toyota (do modelo Aristo) bem como a unidade de gestão do motor vinda da MoTeC. E para que tudo rime na perfeição, o sistema de climatização vem da… Toyota!

Se tudo isto já é complicado, passemos aos travões… Então não é que o senhor tem uma fábrica de jantes de liga leve e como não gostou que as da Mercedes de época não fossem além das 16 polegadas, decidiu fazer umas jantes de 17 para o seu 450 SLC.

E aproveitando esta boleia, comprou travões usados no Ferrari F40 para o eixo dianteiro e os do Ferrari F430 para o eixo traseiro!

Como se percebe, o trabalhão para que algo vindo de Maranello se encaixasse num carro vindo de Estugarda – tipo máquina do tempo entre um 450 SLC dos anos 70 e um Ferrari dos do final dos anos 80 – foi enorme e passou, claro, pelas jantes. Mas também pelas suspensões feitas por uma empresa especializada neste tipo de aventuras.

Felizmente que o dono deste Mercedes manteve o 450 SLC sem grandes mudanças no exterior e no interior. As únicas diferenças são, claro, as jantes – embora lembrem as AMG – os travões que se vêm pelas jantes e um botão da Toyota (o único!) no habitáculo.

MERCEDES SLC JAPAO2

Tendo sido um carro que esteve sempre em exposições da Mercedes e coberto poucos quilómetros, o carro está em excelentes condições. Ah! e a pintura e os estofos foram feitos originalmente.

Foram dois anos para fazer este automóvel que uns podem dizer ser uma aberração, outros pensar que é uma obra de arte. A verdade é que é uma obra de um apaixonado pelo automóvel, que gastou muito tempo, trabalho e recursos para o fazer. Já agora, veja o vídeo produzido pelo fotógrafo japonês Larry Chen e deixe a sua opinião sobe este 450 SLC nos comentários.

Entretanto escusado será dizer que por cá, dificilmente este Mercedes-Benz SLC 450 poderia circular nas nossas estradas por falta de homologação…