Skoda mostrou o futuro próximo que não será 100% elétrico

A Skoda mostrou o futuro próximo que não será 100% elétrico. É verdade que seis novos modelos 100% elétricos vão chegar ao mercado no final de 2026.

A Skoda mostrou o futuro próximo que não será 100% elétrico. É verdade que seis novos modelos 100% elétricos vão chegar ao mercado no final de 2026. Foi criada uma gama de produtos que se dividem em Small (Pequeno), Compact, Combi e Space. Juntam-se a estes modelos os renovados Enyaq e Enyaq Coupé, dos melhores automóveis que a Skoda fez nos últimos anos e que podem ser importantes nesta gama totalmente eletrificada. Porém, os motores de combustão interna não vão acabar…. para já!

A Skoda mostrou o seu futuro próximo que não será 100% elétrico, mas onde cabem modelos pequenos (Small), compactos (Compact), familiares (Combi) e espaçosos (Space). E onde, para além dos renovados Enyaq e Enyaq Coupé, haverá mais seis modelos.

Skoda Future EVs 21

Skoda mostrou o seu futuro: Compacto

Apenas uma parte do véu foi levantada pela Skoda, mas sabemos que em 2024 vai chegar um crossover compacto com o nome Elroq. Será o sucessor do Karoq e terá dimensões próximas dos 4,5 metros de comprimento. A casa de Mlada Boleslav afirma que “será o carro de família ideal com um interior espaçoso e muito prático.”

Skoda mostrou o seu futuro: pequeno

Para 2025 está marcada a chegada do Skoda pequeno, um veículo 100% elétrico com influência SUV. Terá apenas 4,1 metros de comprimento e deverá custar, em média, 25 000€. Não custa muito perceber que será a versão Skoda do VW ID.2all. Até porque vai ser produzido em Espanha.

Skoda Future EVs 23

Skoda mostrou o seu futuro: com o Combi e os Enyaq

Chegam em 2025 os renovados Enyaq e Enyaq Coupé. Serão bastante melhorados, diz a Skoda, e isso inclui uma nova linguagem de estilo mais moderna. Mais detalhes… não há, mas pelos desenhos, a frente ficará mais agressiva e as jantes vão ser ainda maiores.

Já o Combi será uma carrinha familiar que chegará em 2026 com uma habitabilidade recordista. Terá cerca de 4,7 metros de comprimento e terá nos ombros a responsabilidade de representar a Skoda neste segmento, onde sempre se deu bem, desta feita na forma 100% elétrica. Ideal para famílias e executivos.

Skoda mostrou o seu futuro: Space

O sexto e derradeiro modelo deste grupo de propostas é apenas conhecido como Space. Mas sabemos que será um SUV com 7 lugares inspirado no protótipo Vision 7S. Será o maior modelo 100% elétrico com cerca de 4,9 metros de comprimento e um interior com uma enorme habitabilidade, reclama a Skoda. Será, também, o modelo onde a nova linguagem de estilo se destacará.

Skoda Future EVs 24

Modern Solid é nova linguagem de estilo da Skoda

A nova linguagem de estilo “Modern Solid” reinterpreta os destaques típicos do estilo Skoda, mas com mais ousadia e novas experiências. Isto quer dizer… nada, mas a marca promete desenvolver o tema, oferecendo um estilo minimalista e funcional que oferece uma sensação de segurança e poder. Será uma linguagem de estilo muito ditada pela aerodinâmica.

Skoda não será marca exclusivamente elétrica

Não se pense que a Skoda vai virar a agulha para os modelos 100% elétricos e desprezar as outras formas de motorização. Longe disso! Os modelos com motores de combustão interna vão continuar a ser destaque da gama da casa checa.

Para os engenheiros de Mlada Boleslav, o desenvolvimento dos motores está cada vez mais eficaz e a contínua otimização dos mesmos leva a melhor a eficiência. Por isso a Skoda está a desenvolver o motor EA211 do grupo VW e para a Skoda, “a mobilidade individual em todos os mercados face á transição energética, terá diferentes velocidades e progressos.”

Portanto, será importante ter uma oferta competente nesta área. O Superb e o Kodiaq vão conhecer evolução com motores de combustão interna “do mais avançado que tivermos no momento” e com propostas híbridas Plug-In.

SKODA Superb iV 01

Por outro lado, o Scala, Octavia e Kamiq, vão receber atualização dentro em breve. O Scala e o Kamiq vão ter o foco na mobilidade individual acessível para uma alargada gama de consumidores. Ambos devem ser lançados ainda este ano, enquanto o Octavia chegará, apenas, em 2024.

Contas feitas, a Skoda irá investir 5,6 mil milhões de euros na mobilidade elétrica até 2027 e Klaus Zellmer, CEO da marca, referiu que “com seis modelos 100% elétricos novos a rasgar todos os segmentos até 2026, a Skoda Auto está a rumar, rapidamente, para a mobilidade sustentável e elétrica” acrescentando que “junto com a nossa gama altamente eficiente de modelos híbridos e com motores de combustão eficientes, oferecemos o melhor de dois mundos, indo ao encontro das expectativas dos nossos clientes e dos novos que vão neste tempo de transição.”