Os Pocket Rockets estão de volta… em versões elétricas!

Os GTI estão de volta e em força! O advento da eletrificação levou os construtores a tirarem o pó aos “pocket rocket” ou desportivos de bolso, e tentarem regressar a um segmento que já foi importante.

Os GTI estão de volta e em força! O advento da eletrificação levou os construtores a tirarem o pó aos “pocket rocket” ou desportivos de bolso, e tentarem regressar a um segmento que foi, durante anos, palco de modelos acessíveis com performances muito interessantes. Se recordarem, nos últimos anos, os automóveis têm vindo a ficar mais “chatos” e depois dos monovolumes começaram os pequenos desportivos a desaparecer. Agora, os GTI estão de volta e cheios de… energia! Trocadilho propositado…

Os GTI estão de volta! Depois de termos visto modelos como o Renault Clio RS, Opel Corsa OPC, Peugeot 208 GTI e muitos outros desaparecer, uma réstia de esperança nasceu com o Hyundai i20 N e o Toyota GR Yaris. Porém, ficou, sempre, o amargo de boca de não ter mais opções, mais baratas e com menos “chispa”, mas igual diversão.

Sonhar não custa… Os três Pocket Rocket que já nos fazem (muita) falta!

Ainda há pouco tempo eram referências do segmento, hoje são relíquias do passado. Os três Pocket Rocket que gostávamos de ver reanimados.

Ler mais

Os motivos da extinção…

Razões para isso? São poluentes, não ajudam a salvar o universo da mão do ganancioso humano e, sobretudo, não eram rentáveis. Hoje, o que não é rentável ou que não contribua para o lucro puro e duro… não serve e é descartável. Infelizmente…

Os tempos do Fiat Uno Turbo i.e., VW Golf GTI (quando o Golf era um utilitário…), Peugeot 205 GTI, Renault 5 GT Turbo, Peugeot 205 Rallye, Opel Corsa GSI, nunca mais se repetiram e, por isso mesmo, estes são alguns dos modelos que no mercado dos usados atingem valores pornográficos.

TODOS os “Pocket Rocket” à venda no mercado nacional. Aqui não entram SUVs!

Já não são muitos, mas alguns modelos ainda resistem. Estes são os pocket rocket que ainda podes comprar para te divertires no dia a dia.

Ler mais

Mas… boas notícias! Os GTI estão de volta! Parece que o advento da mobilidade elétrica e a limpeza de emissões poluentes e amizade fraterna com o ambiente e com os ursos polares, vai trazer de volta os “pocket rocket”! Ah pois é!

Alguns construtores já anunciaram, oficialmente, a criação de pequenos desportivos… elétricos. Pronto, é verdade que sabe assim a hambúrguer feito com vegetais, mas sempre é alguma coisa!

O que aí vem de pocket rockets elétricos?

A CUPRA vai lançar o Urban Rebel com 340 cv (uhhhh) e ultrapassa a SEAT (que vai passar a ser marca de serviços… enfim) e o Ibiza GTI do passado. Por outro lado, a Renault já disse que o novo Renault 5 terá uma versão Alpine. Se isso é bom ou não, ainda está para se ver (agora a Alpine até é um nível de equipamento) mas, claro que salivamos com a perspetiva do regresso do Renault 5 Alpine. Os GTI estão de volta… e ainda bem!

A Volkswagen já assumiu que o ID.2 terá uma versão GTI e já temos o Abarth 500e que até um “escape” a fazer barulho tem, com promessa de mais desenvolvimentos no futuro. Acreditamos que a MINI também faça uma versão John Cooper Works do MINI EV e que a Peugeot Sport Engineering (PSE) faça um e208 PSE capaz de nos levar até aos anos do 205 GTI. Se for até aos do 208 GTi também compramos! Só que… parece que não. Carlos Tavares não foi na conversa de Jean-Philippe Imperato (agora na Alfa Romeo) e para já, o melhor que a Peugeot oferece é o e-208 GT com 156 cv, mais 20 cv que o “normal” e-208.

Seja como for são boas notícias! e poderemos ter de volta os pequenos GTI que tanto nos alegraram nos anos 80 e nos anos 2000.