Novidades no Jeep Wrangler prometem ainda mais capacidades Off-road!

O Jeep Wrangler foi renovado com melhor tecnologia, ainda mais capacidade fora de estrada e um retoque no interior e no exterior.

O Jeep Wrangler foi renovado com melhor tecnologia, ainda mais capacidade fora de estrada e um retoque no interior e no exterior. Este último recupera a grelha montada no Wrangler Rubicon 20º Aniversário, que levantou alguma celeuma entre os apaixonados pela marca norte americana. Aqui ficam as novidades do Jeep Wrangler.

O Jeep Wrangler foi renovado com alterações subtis apresentadas no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. Esta renovação de meio de ciclo promete (ainda) melhor desempenho fora de estrada, segurança melhorada, maior refinamento e algumas mudanças no estilo. Vamos aos destaques desta versão nova versão, mas que estará disponível apenas para o mercado norte americano.

JEEP WRANGLER 2023 6

Jeep Wrangler renovado… com eixos Dana e guincho Warn

Um dos destaques do Jeep Wrangler renovado reside nos eixos Dana 44 Full Float para as versões Rubicon. Por outro lado, há novos revestimentos e mais equipamento oferecido de série que, também, impactam, na segurança. Melhorada, claro. Paralelemente, a Jeep vai baixar os preços dos modelos de entrada na gama com um Sport S 4xe. Isto numa altura em que a Jeep pretende que metade das vendas do renovado modelo sejam eletrificadas.

Jeep Wrangler renovado

Novidades na frente, nas jantes e nas cores

A grande novidade do renovado Wrangler está, mesmo, à vista de todos com a grelha de sete barras a ter uma nova interpretação. Semelhante à que foi estreada no modelo que assinalou o 20º aniversário da versão mais radical do Wrangler. As barras e as aberturas estão dentro de uma moldura preta e com alguma textura e não na cor da carroçaria.

Todavia, diz a Jeep, estas alterações não são mera cosmética, pois influem na forma como a refrigeração melhora com esta grelha. Por outro lado, a antena em aço colocada na lateral e que ficava, muitas vezes “agarrada” a uma árvore, desapareceu em favor de uma antena interna colocada na moldura do para brisas. A versão “High Altitude” recebe o “Sky Onde Touch”, uma capota de acionamento elétrico.

As jantes vão das 17 às 20 polegadas com dez desenhos novos, mas com a opção Xtreme para uso de pneus de 32 e 35 polegadas.

Jeep Wrangler renovado

Jeep Wrangler (ainda) mais poderoso

O modelo Rubicon é o mais radical dos Wrangler e, nesse sentido, a Jeep aumentou o desempenho e quer alargar essa reputação de modelo imparável fora de estrada. Assim, passou a ter um eixo rígido traseiro Dana 44 HD, um guincho Warn com capacidade de 3,6 toneladas, de série. A caixa de transferências “Rock-Trac” tem uma relação 4:1, as barras estabilizadoras desligam-se, os pneus são de 33 polegadas e os eixos dianteiro e traseiro estão equipados com bloqueios “Try-Lock”.

O Rubicon X adiciona ainda mais poder: uma caixa de transferências “Rock-Trac” mais potente, uma câmara permite ver o que é impossível descortinar ao volante, pneus BF-Goodrich de 35 polegadas e duas opções de motor. O 2.0 litros ou o 3.6 litros com caixa automática e, claro. Um V8 para a versão 392 que debita 470 cv.

Quem está de regresso à gama Wrangler nos EUA é a versão Willys. Também ela uma versão mais radical tem tudo e mais alguma coisa para andar por muito maus caminhos e pneus de 33 polegadas.

Nova versão Sport S mais amiga do comprador

Sendo o Wrangler mais vendido nos EUA nos últimos dois anos, a versão PHEV 4xe ganha uma versão Sport S com um preço mais acessível. Por seu turno, a variante 4xe passa a ser mais radical com a utilização de uma nova caixa de transferências com relação 2.72:1 em baixas e uma “Power Box” que adiciona tomadas de 120 volts e 30 amperes, permitindo, assim, alimentar aparelhos externos. Mais uma solução do Jeep Wrangler renovado.

Jeep Wrangler renovado

Renovado também no interior

A chegada do sistema de info-entretenimento Uconnect 5 com um ecrã sensível ao toque com 12,3 polegadas. Conta com Andoid Auto e Apple Car Play e o sistema Trails Offroad oferece um inovador sistema que ajuda a exponenciar, ainda mais, as qualidades dos modelos fora de estrada.

A Jeep reclama ser a primeira marca a oferecer este sistema que oferece uma forma abrangente de planear viagem fora de estrada com muitos trilhos conhecidos… nos EUA. Não se sabe se os modelos europeus vão contar com este sistema que é pago por subscrição.

Jeep Wrangler renovado

Paralelamente, a Jeep diz que os materiais do interior estão mais refinados, o painel de instrumentos é inspirado pelo ADN da marca e o carregamento dos dispositivos eletrónicos está garantido pelas portas USB tipo A e C.

No que toca à segurança, o novo Jeep Wrangler conta com cintos de segurança com pré-tensores nos lugares traseiros, a proteção contra impactos laterais melhorou, os airbags laterais à frente e atrás passam a ser de série, tal como o controlo de tração e estabilidade, anti-capotamento, aviso de colisão frontal e câmara de marcha atrás.

Jeep Wrangler renovado

Motorizações mantém-se inalteradas

Neste particular, o Wrangler ficou igual. O motor mais pequeno é o 2.0 litros turbo com quatro cilindros (270 cv e 400 Nm), o velhinho 3.6 Pentastar V6 continua na lista de motores (285 cv, 638 Nm). Estes podem ter caixa manual ou automática neste novo Jeep Wrangler.

Os modelos 4xe utilizam o mesmo bloco de quatro cilindros e 2.0 litros, mas com uma caixa automática onde está um motor elétrico gerador. Uma combinação com 375 cv e 637 Nm de binário, com carregamento externo da bateria. Finalmente, o V8 com 6.4 litros e 472 cv e 638 Nm de binário.

Contudo, recordamos que esta renovação foi feita para o mercado norte americano. As mudanças para os modelos europeus só chegam no 4º trimestre deste ano.