Mercedes-Benz Classe E é o último com motores de combustão interna

O Classe E é o último Mercedes-Benz com uma plataforma dedicada a motores de combustão interna, perpetuando-se até, pelo menos, 2026.

Classe E é o último Mercedes-Benz com uma plataforma dedicada a motores de combustão interna. Por isso este modelo da casa de Estugarda permanecerá até 2030 numa anormal extensão de vida. Porém, acredita-se que este Classe E possa manter-se à venda por mais anos, especialmente em mercados onde a procura por elétricos for curta ou mais lenta que na Europa. E os combustíveis sintéticos podem dar uma ajuda…

O último Mercedes-Benz que vai ser construído sobre uma plataforma dedicada a motores de combustão interna (a moderna MRA feita em aço e alumínio, diferente da usada até agora) é, também, um escritório com rodas e um espaço de entretenimento. São muitas as novidades deste renovado Mercedes-Benz Classe E que, tudo o indica, viverá assim até 2030 e para lá disso, numa anormal extensão de vida.

Todavia, a Mercedes-Benz quer passar a vender, apenas, carros elétricos a partir de 2030. Com uma nuance: nos mercados que desejem fazer a transição (forçada ou de livre vontade) para a mobilidade 100% elétrica. Nos outros, os motores de combustão vão continuar no catálogo de vendas da Mercedes-Benz.

Classe E é o último Mercedes-Benz com motor a gasolina

Nós temos um Classe E elétrico, o EQE, pelo que estamos na rota daquilo que planeamos.” Palavras de Markus Schaefer, CTO (Chief Technology Officer) da Mercedes. E a Mercedes já tinha anunciado que iria reduzir, sobremaneira (80%), o investimento nos motores de combustão e nos híbridos Plug-In entre 2019 e 2026.

Por outro lado, anunciou um investimento de 40 mil milhões de euros na eletrificação entre 2022 e 2030. Algo que é muito semelhante ao que se passa com outros construtores. O VW Golf vai manter-se no ativo mais tempo que o previsto pela VW, pois, vai passar a ser totalmente elétrico. Já a BMW, tal como a Mercedes-Benz, deixa várias opções em aberto e não se comprometendo com uma data para acabar com os automóveis com motores de combustão interna. Sabe-se, apenas, que vai parar de fazer motores a gasolina ou Diesel a partir de 2024, na Alemanha. Poderão ser produzidos em outro local.

mercedes classeE 8

O novo Classe E oferece tecnologia de ponta

O Classe E é o último Mercedes-Benz desta geração de modelos com motores térmicos e, por isso, a casa alemã decidiu dotar o modelo de tecnologia de ponta. Esta transforma o carro num escritório com rodas ou numa sala de jogos.

Diz a Mercedes-Benz que o sistema de info-entretenimento é o mais interativo de sempre, tendo os especialistas da marca desenvolvido uma nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações fora do universo Mercedes-Benz.

Por outro lado, o melhorado sistema MBUX (Olá Mercedes!) e o sistema operativo reforçado com funcionalidade Android, permite usar no carro aplicações como o Zoom, Webex, TikTok e muitas outras. A câmara de vídeo e “selfies” opcional pode ser usada como webcam para reuniões ou conferências.

Mas há mais! Jogos como os Angry Birds estão instalados e o sistema de reconhecimento de voz foi melhorado, podendo, agora, mais comandos ser dados simultaneamente.

Conheçam o novo Mercedes-Benz Classe E… mas apenas no interior!

O novo Mercedes-Benz Classe E foi revelado, mas apenas no interior. Contudo, deixa-nos com água na boca para o conhecer melhor!

Ler mais

Interior semelhante ao Classe S

O painel de instrumentos estende-se pelo tabliê de uma ponta a outra: frente ao condutor um sistema já conhecido de outros Mercedes-Benz, no centro e à direita o mesmo arranjo do Classe S. Há um bloqueio de visão para que o condutor não se distraia quando o passageiro estiver a ver um vídeo, filme ou a jogar alguma coisa.

Quase tudo é controlado pela unidade central onde está o maior ecrã, a meio do carro, havendo poucos comandos físicos. Tudo é controlado por um computador central, o que melhora a velocidade do processador, a velocidade de resposta e oferece a capacidade de receber atualizações via internet.

O modelo recebe condução autónoma de nível 4 (que vem do Classe S) com parqueamento autónomo, oferecido como opcional devido às diversas regras de cada país.

Classe E é o último Mercedes com motores híbridos

Para o Velho Continente, a Mercedes-Benz disponibiliza o Classe E com mecânicas híbridas Plug-In a gasolina e a gasóleo. Oferece uma bateria de 25 kWh que autoriza uma autonomia em modo 100% elétrico superior a 100 km. Metade dos modelos do Classe E terão a quarta geração do sistema PHEV da Mercedes-Benz.

Para além desta motorização, o Classe E tem motores a gasolina e Diesel com seis cilindros com potências entre os 200 e os 380 cv. O carro oferece, ainda, mais algumas curiosidades como as luzes traseiras com a forma da estrela Mercedes, para lá das muitas semelhanças em termos de estilo com o Classe S.

O que não espanta, pois, a Mercedes-Benz há muito tempo que utiliza o estilo “Matrioska” e o Classe C, Classe E e Classe S são muito semelhantes. Os níveis de equipamento Avantgarde e AMG completam a oferta.

Paralelamente, a Mercedes-Benz vai aumentar o preço do carro para permitir financiar o oneroso programa de eletrificação. Não são boas notícias e na Alemanha o carro estará bem acima dos 50 mil euros de arranque. As vendas do Classe E arrancam no verão e deverão chegar mais versões como a carrinha e o All-Terrain, tudo para 2024.