Matos & Prata vendeu concessionário BMW à A Matos Car

A Matos & Prata vendeu a concessão BMW na Guarda e Castelo Branco à A Matos Car, empresa sediada no Alentejo e com a casa bávara no portfólio das marcas que representa.

A Matos & Prata vendeu a concessão BMW na Guarda e Castelo Branco à A Matos Car, empresa sediada no Alentejo e com a casa bávara no portfólio das marcas que representa. Após uma história de 37 anos a vender modelos da marca e, mais recentemente, motos da BMW Motorrad, a empresa criada por Laurindo Prata e gerida pelo seu filho, José Prata, abandona a comercialização dos produtos alemães concentrando-se naquilo que é o seu “core business”, a venda de máquinas agrícolas, industriais e veículos comerciais.

matoseprata

A Matos & Prata vendeu a concessão BMW após 37 anos lado a lado com a marca bávara. Em conferência de imprensa, José Prata explicou de forma clara e sem hesitações as razões para este desfecho após quase quatro décadas em que o nome da sua empresa se confundia com o da BMW.

Verificámos que os custos desta concessão, face aos custos da concessão do litoral, que vende três ou quatro vezes mais, são os mesmos” começou por dizer José Prata, lembrando que “por outro lado, estão a decorrer, a nível mundial, alterações do modelo de negócio das marcas. A operação foi sempre positiva, mas estávamos cada vez a ter mais dificuldade. Com a questão da mudança de concessionário para agente, vamos deixar de negociar, ou seja, passaremos a meros entregadores”.

José Prata não deixou de lembrar o pai, Laurindo Matos que aceitou vender modelos BMW na Guarda e manter esse negócio mesmo que começando de forma difícil.

Lembro” diz o administrador da Matos & Prata ao Escape Livre, “que no primeiro ano vendemos 8 viaturas. E nos anos seguintes não vendemos muito mais pois todos queriam motores Diesel e a BMW não tinha.” Mas os blocos a gasóleo lá chegaram “e o sucesso veio atrás e conhecemos anos com números muito bons.”

matoseprata1

Mas, pelas causas aduzidas no início, José Prata tomou a decisão de vender o negócio de representação da BMW à A Matos Car. Nesta venda da BMW e BMW Motorrad, todos os direitos e condições laborais dos 40 trabalhadores que transitam para a nova empresa foram assegurados. “Era um ponto de honra que acontecesse. Estou muito satisfeito e com consciência tranquila que nem um único fosse para o desemprego”. Disse José Prata com a voz embargada, mas satisfeito por este acordo “que tornou o negócio menos interessante para nós, mas que não poderia ser feito de outra maneira.”

A partir de agora, a empresa fundada em 1969 por Laurindo Prata reforça a sua génese: tratores agrícolas, maquinaria industrial e viaturas comerciais de apoio. “Já este ano ficámos com mais uma zona, que é Castelo Branco, com a New Holland, que vamos, em princípio inaugurar daqui a dois meses. Somos os mesmos, estamos cá de pedra e cal, e queremos que vocês nos acompanhem” disse José Prata no final da conferência de imprensa onde os aplausos e os abraços entre colaboradores com alguma emoção à mistura selou o destino das marcas BMW (agora nas mãos da A Matos Car) e da New Holland (para agricultura e construção), Isuzu, Maxus, Still e Atlas Copco que são as marcas que continua no portfólio da Matos & Prata.

Maxus. Estão em Portugal os furgões elétricos para profissionais

A Maxus, marca pertencente ao maior fabricante de automóveis da China, já tem disponíveis em Portugal dois furgões 100% elétricos!

Ler mais