Diga “Olá” ao Spike, o novo assistente da MINI

Spike. O nome do novo assistente pessoal da MINI, um Bulldog inglês usado pela marca britânica na próxima geração de modelos.

Spike, é o nome do novo assistente pessoal da MINI, um Bulldog inglês que será usado pela marca britânica na próxima geração de modelos, eletrificados e conectados. Uma forma divertida de ter um comando por voz. Menos frio, mais brincalhão e próprio de um carro do futuro. Uma mascote que vai surgir nos ecrãs sensíveis ao toque da próxima geração MINI que está, já, ao virar da esquina.

MIINI SPIKE 5

E ele vai dizer-lhe “Olá, sou o Spike!” A tecnologia dá passos de gigante no auxílio ao utilizador, mas a maior parte dela é fria e, naturalmente, sem expressão. Ora, a MINI quer mudar isso e criou uma mascote que é o assistente virtual dentro dos modelos da casa britânica.

Será mostrado, pela primeira vez, no Salão de Xangai no MINI Concept Aceman e, depois, fará parte do equipamento dos novos MINI. Mas, o que é, afinal, o Spike?

MIINI SPIKE 2

Um assistente pessoal em forma de… Bulldog Inglês!

“Uma companhia divertida para o utilizador!” É com estas palavras que Oliver Heilmer, responsável pela MINI Design, caracteriza o cão em desenho animado. Mais precisamente, um Bulldog Inglês.

Ou seja, é uma Alexa ou a mesma coisa que o sistema MBUX da Mercedes (Olá Mercedes!), mas com mais funções e um rosto. Ou neste caso… um focinho. O nome oficial é “Mini Intelligent Personal Assistant” e ajuda o condutor e passageiros a navegar nas páginas e páginas de aplicações, “widgets” e funções, com a ajuda do reconhecimento de voz.

MIINI SPIKE 7

A MINI quis revigorar a relação entre o utilizador e o carro e ao invés de ter uma voz mais ou menos tranquila e relaxante, usa um boneco animado.

O Mini Concept Aceman irá oferecer uma antevisão do novo crossover da casa britânica (substituindo a carrinha Clubman) e de como o interior dos MINI manterá o enorme ecrã central redondo – lembrando os Mini originais – com tecnologia OLED e sensibilidade ao toque. Será aqui que viverá o Spike. Porém, como um bom cão, o Spike poderá deslocar-se para os outros ecrãs dentro do habitáculo para… esticar as pernas! Resta saber se os carros de série terão esta função.

MIINI SPIKE

A escolha do Bulldog Inglês, diz a MINI, e de um “amigo de quatro patas” deveu-se à forma como o animal é reconhecido: compacto, mas poderoso, britânico e naturalmente afável. Características dos MINI, pelo que a casa britânica o escolheu como o “equivalente animal perfeito do MINI.”

O primeiro modelo de produção em série a contar com o Spike será, provavelmente, o novo Countryman que será lançado no final deste ano. Depois será o MINI Cooper que será lançado em 2024 e, em 2025, claro, dentro do Aceman.