Carros elétricos vão representar 18% do mercado em 2023 e a paridade de preços chegará em 2025

Carros elétricos vão representar 18% do mercado em 2023 e, a meio desta década, os preços vão se nivelar.

Os carros elétricos vão representar 18% do mercado em 2023 e, a meio desta década, os preços vão se nivelar. Quem o diz é a Agência Internacional da Energia. Segundo o relatório desta organização, os preços vão, mesmo, rivalizar com os dos modelos convencionais em meados desta década. Isto na Europa e também nos Estados Unidos da América. Paralelemente, foi feita uma previsão de vendas de modelos elétricos para 2023.

Carros elétricos

Preços de elétricos nivelados

A Agência Internacional da Energia (IEA) veio dizer que os preços dos pequenos elétricos estarão nivelados com os modelos semelhantes equipados com motor de combustão interna. Tanto na Europa como nos EUA. Sendo que do outro lado do lago temos algumas dificuldades em perceber o que serão carros pequenos.

Por outro lado, a IEA veio dizer que as vendas de veículos elétricos vão aumentar, em todo o mundo, 35% para 14 milhões de unidades. Para este organismo sediado em Paris, o mercado automóvel de passageiros 100% elétricos vai aumentar bastante sobre os 4% em 2020. Contas feitas, carros elétricos vão representar 18% do mercado em 2023.

Paralelamente, a IEA entende que a paridade de preços entre os modelos 100% elétricos de pequenas e médias dimensões será uma realidade a meio desta década. “A nossa expetativa é que possamos ver a paridade de preços nos carros elétricos de pequena e média dimensão na América do Norte e nos mercados europeus ainda esta década.” Palavras de Timar Guell, responsável pela política de tecnologia energética da IEA.

Eletricos e hibridos usados

O mesmo porta-voz da instituição disse que os modelos de maiores dimensões e os SUV só devem alcanças essa paridade durante a década de 2030.

Todavia, temos de entender estas palavras com a necessária pitada de sal: a China é o mercado dominante para veículos elétricos e 60% das 14 milhões de unidades vendidas em todo o mundo foram comercializadas… na China. Paralelamente, o mercado chinês tem oferecido baixas de preços constantes e essa política começa a ser aplicada por força do movimento da Tesla em cortar o preço dos seus carros.

SUVs com maior importância

Por outro lado, os SUV e os modelos de maior gabarito representam mais de dois terços das vendas de modelos elétricos na China e no Velho Continente e uma proporção ainda maior quando olhamos para a China.

Ao mesmo tempo, nos mercados emergentes, as motos e os triciclos elétricos superam, de forma clara, os automóveis elétricos e olhando, apenas, para a Índia, metade dos registos de veículos de três rodas são de modelos elétricos.

Finalmente e ainda segundo dados da Agência Internacional da Energia, a procura de petróleo nos mercados vai reduzir-se em 5 milhões de barris por dia até 2030.