Apple CarPlay e Android Auto num Tesla? Sim, é possível!

Não só é possível, como nós explicamos como podes utilizar um destes interfaces, Apple CarPlay ou Android auto, num modelo Tesla.

A compatibilidade com os interfaces Apple CarPlay e Android auto é, atualmente, um item imprescindível em qualquer modelo de qualquer construtor. Alguns construtores tardaram como a Toyota, mas atualmente diria que no mercado nacional, apenas a chinesa Aiways apresenta uma solução que, ainda que tenha o mesmo efeito prático, a verdade é que não se trata da mesma coisa. Contudo, a Tesla parece não querer saber disso, e por isso mantém os seus modelos sem esta compatibilidade. Para uns é indiferente, mas para outros nem por isso…

Pois bem, as opiniões dividem-se! Se para uns esta conexão não faz falta nenhuma nos modelos norte-americanos, para outros ela mantém-se imprescindível como em qualquer outro modelo. Isto porque há quem utilize apenas o sistema da Tesla, alegando que este tem tudo o que precisam e, por isso, não sentem necessidade de espelhar o seu smartphone no ecrã do automóvel.

Apple Carplay Tesla 11

Contudo, há quem seja da opinião contrária e pretenda, mesmo assim, espelhar o seu smartphone para utilizar algumas aplicações. Isto porque se há aplicações que estão presentes no próprio sistema da Tesla, como o Spotify, há outras que não estão, como o Google Maps ou o Waze. Há uma marca que já incluiu o Waze no seu sistema de info-entretenimento. Foi a primeira, e a única até ao momento.

O mesmo acontece com Apps de rádios para ouvir podcasts, apps de música como o YouTube Music, ou até apps de controlo remoto, entre outras.

Como usar Apple Carplay ou Android auto num Tesla?

Bom, mas voltando ao tema. Para todos aqueles que, mesmo assim, querem poder utilizar o Apple Carplay ou o Android auto no seu Tesla, temos uma boa notícia! Embora com uma “pequena” ajuda, é possível utilizar o Apple Carplay ou o Android auto num modelo Tesla, e nós fomos experimentar.

A solução chama-se CarlinKit e é um aparelho que se liga por USB ao veículo. Depois de estar ligado cria uma rede Wi-fi à qual é necessário ligar não só o smartphone, como também o próprio Tesla. Ambos devem estar ligados a essa rede Wi-fi. O smartphone mantém-se ligado também diretamente ao carro via bluetooth.

Carlinkit Tesla 4

O aparelho da Carlinkit funciona, no caso dos dispositivos Apple, com iPhone 6 e superior, e iOS10 e superior, e pode ser adquirido online na página do fabricante, ou em outros sites como a Amazon.

O grande “senão” desta solução passava pela necessidade de usar um cartão de dados neste mesmo aparelho, com os consequentes custos desse serviço. Contudo, a marca que desenvolveu esta solução conseguiu recentemente uma solução para isso. Atualmente o aparelho é capaz de utilizar o serviço de dados do smartphone, abdicando assim de ter o seu próprio serviço. O Carlinkit tem um preço de cerca de 100 dólares, ou seja, aproximadamente 90€.