Volkswagen mostrou renovado ID.3 que chega em julho a Portugal  

O renovado Volkswagen ID.3 tem data de chegada a Portugal marcada para o mês de julho ainda sem preços definidos.

A Volkswagen mostrou o renovado ID.3 que tem data marcada de chegada a Portugal para o mês de julho. Foram melhorados os aspetos mais criticados pelos clientes, nomeadamente, a qualidade do interior, o estilo exterior e (ainda) mais tecnologia. Esta nova geração do ID.3 faz parte de um conjunto de 10 modelos 100% elétricos que a VW vai lançar até 2026. Mais uma peça na construção de uma gama totalmente elétrica e que vai levar a casa alemã a abandonar os motores de combustão interna.

A marca alemã pretende, acima de tudo, incrementar as vendas. Para isso, deu ouvidos aos clientes. O novo Volkswagen ID.3 tem um estilo renovado, materiais de melhor qualidade e a última geração de sistemas de assistência à condução. Esta renovação de meio de ciclo surge dois anos e meio depois do lançamento do modelo.

Assim, além de um novo software que resolve muitas das dores de cabeça anteriores, há uma paleta de cores alargada.

VW ID3 2023

Volkswagen mostrou renovado ID.3 no estilo exterior

A Volkswagen nunca faz remodelações aos seus modelos mudando radicalmente de orientação. O novo VW ID.3 não escapa a essa regra e por isso há, apenas, pequenas alterações. Como nas aberturas de arrefecimento de ar otimizadas e um novo para choques.

Diz a VW que o capô parece mais comprido. E há uma razão para isso: a faixa preta por baixo do tejadilho desapareceu. Lá está, a Volkswagen mostrou o novo VW ID.3 escutando os clientes e, também, a imprensa.

VW ID3 2023 1

Por outro lado, as secções embutidas nas laterais também se estendem à frente. A cortina de ar que orienta o fluxo de ar em redor das rodas dianteiras foi redesenhada para maior eficiência.

Atrás, as modificações são ainda mais tímidas: os farolins que se estendem para a tampa da mala são, pela primeira vez, funcionais.

VW ID3 2023 2

Mais qualidade e tecnologia no interior

Neste particular, uma vez mais, a Volkswagen mostrou o novo VW ID.3 com melhores materiais dando ouvidos aos clientes. Por outro lado, prosseguindo a sua caminhada rumo a maior sustentabilidade, o habitáculo do ID.3 não tem produtos de origem animal.

Para isso, é usado uma microfibra denominada Artvelours Eco, que compõe um tecido 71% reciclado e obtido através da reciclagem de plástico que tenha sido eliminado, pelo menos uma vez, como resíduo.

Reclama a Volkswagen que o Artvelours Eco tem as mesmas características em termos de aspeto, tato e durabilidade que os materiais convencionais novos. Mas ainda mais importante foram as alterações nas superfícies do interior, nos revestimentos e nas zonas onde constantemente tocamos.

Volkswagen vai atualizar o ID.3 já em 2023. O preço também sobe!

A Volkswagen vai atualizar o ID.3, melhorando a qualidade e dando-lhe um estilo mais parecido ao do resto da gama VW. Mas será mais caro!

Ler mais

O novo Volkswagen ID.3 vem com a última geração de software. Isto melhora o desempenho do sistema e é capaz de receber atualizações via internet. O painel de instrumentos digital tem 13,4 centímetros (5,3 polegadas) é operado através do volante multifunções.

O meio da consola acomoda o agora ecrã táctil de série de 30,5 centímetros (12 polegadas) para o sistema de navegação, funções telefónicas, meios de comunicação, sistemas de assistência e configurações do veículo. Muitos dos desejos dos clientes foram também tidos em conta na conceção da estrutura do menu. Entre outras coisas, a disposição tornou-se mais clara, e o menu de carregamento está agora localizado no primeiro nível do ecrã tátil.

O visor opcional de realidade aumentada (head-up display) projeta informações tais como a velocidade do veículo e instruções dinâmicas de navegação no para brisas.

VW ID3 2023 3

Sistemas de ajuda à condução de última geração

Há melhorias também no que toca às ajudas à condução. Desde logo a assistência de viagem opcional com “swarm data”. O que é isto?

Bom é uma ajuda digital via rede móvel que ajuda em tempo real o condutor exigindo, apenas, um registo na aplicação We Connect ID em conjunto com um sistema de navegação.

Este sistema permite que o regulador de velocidade adaptativo funcione até à velocidade máxima do veículo e o controlo lateral de saída de faixa de rodagem (Lane Assist) possa controlar os desvios. Caso os dados “swarm” estejam disponíveis (através do seu smartphone) o ID.3 apenas necessita de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o carro no rumo certo estradas municipais, por exemplo.