Renault leva a melhor na edição 2023 do Carro do Ano em Portugal

O Renault Austral é Carro do Ano 2023 em Portugal, conquistando a preferência dos vinte jurados, representando vários órgãos de comunicação social do país.

O Renault Austral é o Carro do Ano 2023 em Portugal, conquistando a preferência dos vinte jurados, representando vários órgãos de comunicação social do país. O SUV da Renault superiorizou-se ao Megane E-Tech, Honda Civic, Nissan Ariya, Peugeot 408, Skoda Fabia e Volkswagen ID.Buzz. Foram estes os seis outros finalistas do prémio, iniciativa com organização da SIC e do Expresso. Contas feitas, seis modelos acabaram por receber galardões nas outra sete categorias do Seguro Direto Carro do Ano Troféu Volante de Cristal.

O Renault Austral é Carro do Ano 2023 em Portugal, naquele que foi o regresso da marca francesa à iniciativa do Expresso e SIC Notícias. A marca gaulesa esteve em grande plano, pois para lá da vitória no Carro do Ano 2023, ainda levou para casa o Troféu Volante de Cristal para o Híbrido do Ano (Renault Austral) e Elétrico do Ano (Renault Mégane E-Tech).

carrodoano portugal

Recordamos que a última vez que a Renault conquistou o Carro do Ano em Portugal foi em 2003 com a segunda geração do Megane.

A votação dos 20 jurados foi consensual com o Renault Austral a reunir a preferência da maioria. Foi destacado o excelente compromisso entre conforto e comportamento, para além do excelente sistema híbrido E-Tech da Renault.

A edição 2023 do Seguro Direto Carro do Ano Troféu Volante de Cristal recebeu 37 candidaturas divididas por sete classes, dos quais 22 se candidataram a Carro do Ano. Os jurados fizeram uma escolha previa e determinaram quais os sete finalistas que lutaram pelo prestigioso galardão.

Assim, a Renault conseguiu ter o Austral e o Megane E-tech ao lado do, Honda Civic, Nissan Ariya, Peugeot 408, Skoda Fabia e Volkswagen ID.Buzz, como finalistas. O novo SUV Austral acabou por ser o grande vencedor da edição 2023 do Carro do Ano.

O resultado foi o fruto do extenso período de testes levados a cabo pelos jurados. Foram avaliados parâmetros como estética, performance, segurança, fiabilidade, qualidade de construção, preço e sustentabilidade ambiental.

Renault Austral é Carro do Ano 2023 em Portugal

Contas feitas, o Renault Austral venceu o Seguro Direto Carro do Ano 2022. O SUV com sistema híbrido E-Tech alia o motor 1.2 litros com três cilindros a debitar 130 cv, a dois motores elétricos, ambos montados na traseira do carro, resultando numa potência combinada de 200cv.

O Renault Megane E-Tech foi o vencedor do Troféu Volante de Cristal Elétrico do Ano e o Renault Austral ganhou ainda a categoria de Híbrido do Ano. O Peugeot 408 GT PHEV ficou com o galardão para Híbrido Plug-In do Ano e o Honda Civic HEV ficou como Familiar do Ano. Nas categorias SUV, o Grande SUV do ano é o Nissan X-Trail e-4orce 4×4. Finalmente, o SUV compacto do ano é o DS 7 E-Tense 4×4.

Renault Megane E Tech 109
Renault Megane E-tech

O Prémio Tecnologia e Inovação foi entregue à tecnologia Nissan e-Power. Esta tecnologia combina um motor a gasolina que carrega a bateria e um motor elétrico que é responsável pelo movimento do carro. A travagem regenerativa é usada para ajudar a manter a bateria carregada.

Por fim, a organização do Seguro Direto Carro do Ano Troféu Volante de Cristal decidiu nomear, a título póstumo, como Personalidade do Ano, o ex-diretor do jornal Autosport. Foi também durante longas décadas jornalista da área automóvel. Rui Freire, faleceu no passado mês de janeiro, e esta iniciativa do Carro do Ano a ele muito deve.