Renault 16 Coupé-Cabriolet nasceu há 60 anos… mas nunca foi vendido!

O Renault 16 Coupé-Cabriolet nasceu há 60 anos, porém, é mais um dos exemplos de automóveis interessantes que nunca chegaram a ver a luz do dia.

O Renault 16 Coupé-Cabriolet nasceu há 60 anos, porém, é mais um dos exemplos de automóveis interessantes que nunca chegaram a ver a luz do dia. O Renault 16 era o topo da gama da casa francesa e em 1963, há exatamente 60 anos, alguém desenhou e concebeu o protótipo daquilo que seria um Renault 16 Coupé Cabriolet. Acabou por ser avaliado como demasiado conformista e até demasiado avançado e acabou por ir parar à prateleira de onde nunca mais saiu.

renault 16 coupe cabrio2

O Renault 16 Coupé-Cabriolet nasceu há 60 anos ainda antes do R16 aparecer como o topo de gama da casa gaulesa. Tudo porque o Renault 16 já era um carro atípico: era uma berlina que rejeitava o desenho típico tricorpo em favor de um bicorpo com portão traseiro, o que aumentava a versatilidade.

Claramente, a Renault quis ser disruptiva numa época onde o estatuto era tudo. Arriscou bastante ao enfrentar o conservadorismo vigente, mas acabou por ser recompensada: mais de 1,8 milhões de unidades do R16 foram vendidas entre 1965 e 1980 e a ousadia da Renault foi premiada com o título de Carro do Ano 1966.

renault 16 coupe cabrio3

Renault 16 Coupé-Cabriolet nasceu há 60 anos

Mas o que mais interessa é este protótipo mostrado em 2015 no 50º aniversário do R16 e que era uma espécie de salvaguarda da Renault. Tinha a carroçaria de três volumes, tradicional, e poderia a qualquer instante ser colocada em produção. Porém, os responsáveis da Renault estavam tão confiantes que decidiram parar com o avanço da versão de três volumes e criar, a partir desta, algo raro… um coupé-cabriolet!

Passou a ter apenas duas portas e sendo um descapotável, virava coupé com a aplicação de um tejadilho rígido, conhecido como “hardtop”. Isto aconteceu em 1963 e se o R16 com cinco portas já foi um risco enorme, os responsáveis pela Renault, com Pierre Dreyfus, o CEO das Renault na época, à cabeça, entenderam que o seu conservadorismo por oposição ao vanguardista Renault 16, numa altura em que só existia um 404 Coupé (mas este desenhado por Pininfarina) iria confundir a mensagem do R16.

renault 16 coupe cabrio

Com a frente igual ao R16, o modelo tinha uma capota que lhe conferia um perfil elegante, mas de três volumes e não o bicorpo. O “hardtop” era elegante formando um coupé que não deixava muito a desejar face ao trabalho de Pininfarina com o 404 Coupé da Peugeot.

Acabou por não ver a luz do dia e apenas um protótipo foi feito, tendo saído à rua pela última vez em 2015 no Salão Retromobile para celebrar os 50 anos do R16.