Novo Renault Espace será um Austral com sete lugares

O novo Renault Espace será um Austral com sete lugares, ou seja, um Renault Austral alongado que muda de nome para aproveitar a herança.

O novo Renault Espace é um Austral com sete lugares, ou seja, um Renault Austral alongado que muda de nome para aproveitar uma referência da marca em termos de espaço, habitabilidade e versatilidade. Ainda não há fotos, mas estas imagens da própria Renault mostram como será a nova geração da Espace. Que tal? A si, que anda a chorar há tempos com saudades do seu Espace e do seu monovolume, que lhe parece este crossover?

renaultespace1

Já muito se disse sobre o novo Renault Espace e, na verdade, já anterior geração tentava piscar o olho ao segmento SUV. Agora, o novo Renault Espace é nada mais nada menos do que um Renault Austral. Algo que todos nós já tínhamos percebido, inclusivamente quando o encontrámos, ainda camuflado, em testes em Portugal. A Renault vai deixando escapar algumas pistas e alguns dados, mas há, ainda, muita coisa para se conhecer deste novo modelo que recupera um nome famoso na Renault e na indústria.

O nome foi confirmado há umas semanas, desfazendo os rumores que o Espace iria desaparecer. Cortesia de Luca de Meo que é muito chegado ao património histórico das marcas. Foi assim na Fiat (onde lançou o 500 que é um “case study”) e na Seat.

Não foi por acaso que o nome Megane sobreviveu à ofensiva elétrica e os R5 e 4L vão regressar à gama da Renault, em formato 100% elétrico.

O Espace é, assim, um Austral alongado com um tejadilho panorâmico e capaz de acolher sete pessoas. E nestas imagens que publicamos fica isso bem evidente e a forma como os bancos rebatem. A plataforma foi, assim, alongada para que estas alterações pudessem ser introduzidas.

renault espace

Contas feitas, o novo Espace mede 4,72 metros, mesmo assim, menos 14 centímetros que o Espace atual. Mas, olhando ao Austral, são mais 21 centímetros, o que é bastante. A distância entre eixos é de 2,74 metros, mais 7 centímetros que o Austral. Ora, é na traseira que se ganha espaço, pois o Austral tem as rodas encostadas aos extremos da carroçaria, o Espace aumenta a distância entre o eixo e a extremidade traseira da carroçaria em 14 centímetros.

renaultespace

Infelizmente não vai haver bancos individuais na segunda fila de bancos. Algo que fazia parte do Espace desde o seu lançamento em 1984! Pelas imagens percebemos que as costas rebatem assimetricamente (60/40) e que o banco avança sobre calhas para melhorar a acessibilidade.

Tudo isto para descobrir no próximo dia 28 de março, quando a Renault revelar por completo a nova geração do Espace.