Novo Renault Espace revelado. Agora é um SUV sendo a versão 7 lugares do Austral

Renault Espace passa a SUV estando de regresso ao mercado sete lugares e posicionando a marca francesa no segmentos SUV.

Já todos sabíamos o que aí vinha. O Renault Espace passou a SUV estando de regresso ao mercado com nova roupagem, mantendo sete lugares e posicionando a marca francesa em um dos segmentos que tem vindo a conhecer crescimento. Tendo por base o Renault Austral, o Espace tem o mesmo estilo até meio do carro, tendo uma traseira mais comprida onde está a bagageira e a terceira fila de bancos. Como o Escape Livre já tinha revelado, o Espace terá motorizações híbridas.

O Renault Espace 2023 passa a SUV e, definitivamente, arruma na memória o seu passado como monovolume. Viajando no tempo, recordamos o Espace cheio de linhas retas e um formato “acaixotado”, lançado em 1984 como o primeiro monovolume europeu. Vantagens? Todas e mais a habitabilidade que rimava com flexibilidade e modularidade.

Renault Espace passa a SUV

Renault Espace agora é um SUV

Regressamos a 2023 para lhe dizer que os monovolumes estão quase fossilizados e a moda é SUV e, por isso, o Espace converteu-se nesta sexta geração à moda. A quinta geração tentou fazer a mudança, mas tinha agarrada à pele a fama de monovolume – e, na verdade, era um monovolume e não um SUV – e sendo colocado como topo de gama era demasiado caro.

O Espace terá a missão de substituir o pouco feliz Koleos (vendeu pouco mais de 4700 unidades o ano passado). Para além disso, será oferecido com cinco e sete lugares tendo, como referimos acima, o Austral como ponto de partida. Até são feitos na mesma fábrica em Espanha.

Como plataforma, o novo Renault Espace utiliza a mesma base do Austral, ou seja, a CMF-C/D otimizada para funcionar com sistemas híbridos. Contas feitas, o Espace tem 4.722 mm de comprimento (mais 140 mm que o Austral) e uma distância entre eixos 70 mm mais longa que a do Austral com 2.738 mm. Percebe-se que o maior ganho está atrás do eixo traseiro.

Mecânica híbrida E-Tech

Outra partilha entre o Austral e o novo Renault Espace é a mecânica com o destaque a ser do sistema híbrido Renault E-Tech. O sistema está baseado no bloco de três cilindros com 1.2 litros e 130 cv de potência. Acoplado à caixa sem embraiagem e dois motores elétricos (um deles um gerador que cumpre a função de motor de arranque), o conjunto debita 200 cv.

Não há informação sobre a possibilidade do Espace usar motores sem hibridização ou até a versão híbrida ligeira E-Tech com tecnologia 48 volts.

A aerodinâmica também melhorou com a redução em 32 mm da altura e pelo perfil dos espelhos retrovisores. Todavia, os maiores ganhos foram na eficiência. As emissões de CO2 reduziram-se 35% (para 104 gr/km de CO2) face ao atual modelo, mesmo sabendo que este não tem sistema híbrido. O consumo desceu 40% para 4,6 l/100 km, dados WLTP, o que permite uma autonomia de 1100 km com um depósito de gasolina. Paralelamente, a Renault afirma que com o sistema E-Tech, o Espace pode andar 80% do tempo em ambiente urbano em modo elétrico.

Renault Espace passa a SUV

Renault Espace passa a SUV, mas com interior maior

O novo Renault Espace aproveita, apenas, o nome pois é um automóvel radicalmente diferente. Esta sexta geração é mais comprida 140 mm, mas mais estreita 60 mm. Mas, contas feitas ao interior, é 40 mm maior. Por outro lado, é 215 kg mais leve tendo sido conseguidos ganhos na mecânica (50 kg), plataforma (43 kg) e carroçaria (38 kg), tendo a contenção de dimensões poupado 84 kg. Ganhos assinaláveis para um veículo híbrido.

No equipamento, uma vez mais, é espelhado o Austral: sistema OpenR link baseado no Google é de série e oferece 39 aplicações personalizáveis desenvolvidas pela Renault. A maioria delas é gratuita, porém, algumas exigem assinatura depois de um período de avaliação grátis. As atualizações são “over the air”, ou seja, através da internet.

Por outro lado, vão existir três níveis de equipamento: Techno (base), Esprit Alpine (desportivo) e Iconic (topo de gama). A Renault acredita que serão os dois níveis de topo que vão servir a maioria dos compradores do Espace. O novo modelo terá aquele que a Renault reclama ser o maior tejadilho em vidro do mercado. Tem 1.330 mm de comprimento e 840 mm de largura. A Renault vai abrir as encomendas do novo Espace nas próximas semanas.