Novo MINI Cooper elétrico chega em 2024 com mais potência e autonomia

Novo Mini Cooper EV chegará ao mercado em 2024 nesta versão de três portas que adotará a nomenclatura Cooper.

O novo MINI Cooper EV chegará ao mercado em 2024 nesta versão de três portas que adotará a nomenclatura Cooper. Mais tarde surgirá o Countryman e um novo SUV denominado Aceman. Este será o primeiro modelo 100% elétrico sem versões com motores de combustão interna e será rival do “Car Of The Year 2023”, o Jeep Avenger. Tudo propostas que a MINI revelou numa altura em que mudou a direção da marca britânica do grupo BMW, das mãos de Bernd Körber para as de Stefanie Wurst.

O novo MINI Cooper elétrico (EV) estará à venda em 2024 lado a lado com os modelos com motor de combustão interna, mesmo tendo uma nova plataforma exclusiva para modelos 100% elétricos desenvolvia pela Spotlight Automotive, uma “joint venture” entre a BMW e a Great Wall Motors chinesa.

Mini 3 Door 5

Novo MINI Cooper EV mais potente e com mais autonomia

Todavia, o novo MINI Cooper EV não deverá ser produzido na China, como chegou a ser alvitrado, ficando em Oxford ao lado dos outros modelos da gama.

O carro terá um apenas um motor elétrico que debita 184 cv na versão base e 218 cv na variante SE. Acredita-se que a MINI irá oferecer uma versão John Cooper Works muito mais potente e com a possibilidade de usar dois motores e disponibilizar tração às quatro rodas.

Por outro lado, no que toca às baterias, serão utilizadas diferentes capacidades: 40 e 54 kWh, respetivamente para o Cooper e Cooper SE. Já a autonomia de 386 km é uma melhoria sensível face ao atual modelo. Recordamos que o MINI Cooper SE atual tem 184 cv e apenas 235 km de autonomia extraídos de uma bateria de 32,6 kWh.

Contínua evolução do estilo exterior e interior

O novo MINI Cooper EV também evolui em termos de estilo. As primeiras imagens surgiram no final de 2021, com a MINI a revelar a conta gotas imagens dos modelos camuflados. A evolução é notória, mas dentro de uma caixa que prende as evoluções mais ousadas para o MINI.

Por essa razão, o carro mostra novos faróis, nova grelha e uma traseira com novo arranjo. Contudo, mantendo a volumetria e a imagem já tradicional de um MINI. Ainda assim, há um ligeiro aumento da distância entre eixos (para acomodar as baterias) e as vias estão mais largas. Não há sensível crescimento do comprimento, porque os ganhos foram feitos colocando as rodas ainda mais nos extremos da carroçaria.

Olhando para o interior, o ecrã central aumentou de tamanho e manteve-se no centro das atenções. A MINI não removeu os controlos físicos, mas o painel de instrumentos colocado por cima da coluna de direção desaparece para dar lugar a um moderno e mais eficaz “head-up display”. Um passo dado no minimalismo do interior como sucedeu na primeira geração do MINI.

mii aceman
MINI Countryman

Paralelamente a isto, o interior deverá ter materiais reciclados e sem recurso a animais, algo que vai se estender a toda a gama da marca. Já a CEO da MINI, Stefanie Wurst, anunciou que o novo modelo estará á venda em maio de 2024, ainda antes dos modelos convencionais (serão lançados em julho de 2024) e que o carro irá estar acima dos 30 mil euros. A nova geração do MINI Countryman estará no mercado em fevereiro de 2025 e o Aceman será colocado à venda só em 2025. Portanto, a MINI vai estar ocupada com vários lançamentos nos próximos anos e com foco nos modelos elétricos.

Aceman e Countryman completam a gama

Com o argumento “tenho um segundo filho e não consigo arrumar a tralha toda no meu atual Countryman”, a MINI decidiu aumentar as dimensões do Countryman. Segundo a CEO da MINI, “tínhamos de fazer alguma coisa para parar de perder clientes por falta de espaço no modelo atual.”

mini countryman
MINI Countryman

E pronto, o Countryman volta a crescer – é, agora, gémeo do BMW X1 – com a oferta de uma versão 100% elétrica. Claro está que com as dimensões majoradas, a MINI vai atirar para o outro lado do lago este SUV.

Sabe-se que o modelo será diferente, visualmente, do atual e afasta-se, ligeiramente, do novo MINI Cooper, com formas um pouco mais angulares, nomeadamente, nos faróis. Porque é gémeo do BMW X1, terá versões elétricas com 54 e 64 kWh. A autonomia deverá ser idêntica à do iX1, em redor dos 430 km.

Já o Aceman será um crossover que vem tomar o lugar da Clubman, disponível, apenas, com cinco portas e motorização 100% elétrica. É uma aposta fortíssima da MINI num modelo que Stefanie Wurst espera ser o “best-seller” da MINI.

mii aceman proto
MINI Aceman

Desde logo por ser algo futurista com algumas ideias do protótipo apresentado o ano passado. Terá cinco portas e amplo espaço interior e com uma bagageira melhor que a do Clubman, graças a 4050 mm de comprimento, 1590 mm de altura e 1990 mm de largura. Estará entre o Cooper e o Countryman, ocupará o lugar da carrinha e do MINI cinco portas. Para além disso será o primeiro modelo totalmente novo desde o Paceman de 2012.

As motorizações serão idênticas às do MINI Cooper EV e semelhante autonomia. Não terá tração integral, mas receberá uma versão John Cooper Works com foco na potência e não na autonomia. Chegará só em 2026, um ano depois da versão “normal”.