Novo Kia EV9. Um enorme SUV elétrico com 540 km de autonomia

O novo Kia EV9 é o modelo 100% elétrico mais avançado da marca, oferecendo um estilo diferenciado assinado por Karim Habib, ex-BMW.

O novo Kia EV9 é o modelo 100% elétrico mais avançado da marca, oferecendo um estilo diferenciado assinado por Karim Habib (ex-responsável do estilo na BMW) e que, nas palavras de Artur Martins, responsável da marca coreana dentro do grupo Hyundai Kia, “vai-nos ajudar a redefinir a imagem que os consumidores têm da nossa marca.

O Kia EV9 insere-se numa estratégia de levar a Kia para outros segmentos e com modelos disruptivos como sucede, já, com modelos como o EV6 e outros como o Sportage ou o Niro. Chega ao mercado ainda este ano.

KIA EV9 3

O novo Kia EV9 é o segundo modelo 100% elétrico de uma nova família de automóveis que tem planos de expansão ambiciosos. É um automóvel que combina desempenho de topo com um estilo diferenciado e equipamento e qualidade que pretende estar ao nível dos melhores como BMW e Mercedes-Benz.

Kia EV9 é SUV elétrico

Este SUV junta-se ao EV6, um crossover disruptivo que conquistou o troféu Carro do Ano 2022, dentro do ambicioso “Plan S” da Kia que lançará para o mercado 13 modelos 100% elétricos até 2027. Por outro lado, o EV9 mostra nova cambiante no estilo da casa coreana com Karim Habib, vindo da BMW, a tomar as rédeas do design. Um fardo pesado depois de ter sido o design, acompanhado pela evolução tecnológica, que levou a Kia a patamares nunca sonhados.

Por tudo isto, o Kia EV9 é um modelo muito importante para a marca coreana e isso ficou claro nas declarações aos jornalistas de Artur Martins, o responsável da marca na Europa.

KIA EV9 Q

“O EV9 vai nos ajudar a reformular a visão que os consumidores têm da Kia. Uma ideia que é apoiada numa reformulação alargada da rede e expansão para outros segmentos.”

Artur Martins, responsável da marca na Europa.

Sete lugares e tamanho generoso

O novo Kia EV9 será, também, o modelo mais caro da marca até hoje e, igualmente, o maior da gama. Para terem uma ideia tem dimensões semelhantes às do Telluride, um SUV que é vendido no mercado norte americano.

Naturalmente que não há muitos detalhes, ainda, do modelo. Porém, sabemos que é um sete lugares e temos as imagens do estilo exterior e interior. Por outro lado, o EV9 tem mais 20 cm de distância entre eixos que o EV6, uma bateria que deverá ter cerca de 100 kWh de capacidade o que permitirá uma autonomia de 540 km.

Tecnicamente, o Kia EV9 partilha tudo com o EV6 e o Hyundai Ioniq 5. Ou seja, usa a plataforma E-GMP com tecnologia 800 volts e capacidade de carregamento rápido 350 kW oferecendo, assim, 100 km de autonomia a cada seis minutos.

Também como sucede no EV6, o EV9 pode ter tração traseira ou às quatro rodas e haverá um EV9 GT que desafiará os SUV desportivos das marcas alemãs como BMW e Mercedes-Benz.

KIA EV9 2

Kia EV9 é um SUV desenhado de forma radical

O Kia EV9 é o primeiro modelo com assinatura de Karim Habib, ex-responsável pelo estilo da BMW. Conhecido pelo seu gosto pelas arestas vivas e pelas rodas de generosas dimensões, Habib desenhou este EV9 de forma a que os próximos produtos possam estar ligados visualmente, independentemente do tamanho. Uma abordagem “matrioska” (bonecas russas iguais que cabem umas dentro das outras) que já usou em outras ocasiões.

O Kia EV9 permaneceu fiel ao protótipo revelado em Los Angeles, com uma altura bem inferior cortesia das jantes de 21 polegadas, ainda assim, mais pequenas que as do protótipo. Superfícies direitas, ângulos retos, um desenho ousado que a Kia diz ser “uma combinação única de estilo esguio e escultural com confiança e geometria assertiva.”

Por outro lado, Karim Habib deixa claro que “este é um SUV e não outra coisa qualquer. Queremos que isso fique bem claro.” E o designer canadiano lembrou que “há alguma coisa de realmente bonito nestes SUV de dois volumes. Basta olhar para um Land Rover Defender, o novo ou o antigo, e há alguma coisa que nos seduz, sempre!

Paralelamente, o “Tiger Nose”, criado por Peter Schreyer, conhece nova evolução numa frente que não necessita de grelhas de arrefecimento. Neste caso passa a ser um painel amplo que pode ser decorado com luzes LED de vários formatos, sendo que no EV9 elas vão até aos guarda lamas. Aliás, as luzes estão colocadas na vertical e nos quatro cantos do veículo para darem uma sensação de grande largura ao carro.

Interior com muita tecnologia

O EV9 será um marco na Kia em termos de estilo interior. Receberá tecnologia de topo e uma série de materiais sustentáveis de qualidade superior. Terá um novo painel de instrumentos (que faz parte de um conjunto de três ecrãs que têm mais dois para os espelhos retrovisores), arrumação inteligente e uma conectividade total, que retira o Kia EV9 dos modelos que servem para nos deslocarmos de um lado para o outro para uma liga à parte.

KIA EV9 7

Outro detalhe interessante reside nos bancos da segunda fila. Podem girar 180 graus, embora isso seja um opcional.

Muito se pode dizer sobre o estilo interior e exterior do Kia EV9 – e queremos que deixe aqui as suas opniões! – mas acreditamos que a marca está no caminho certo, pois este é um SUV com muito bom aspeto. Não acham?!