Kia revelou mais detalhes do novo, e espetacular, EV9!

A Kia revelou mais detalhes do EV9, dados sobre as dimensões, capacidades das baterias, autonomias, potências e muito mais. Está tudo aqui.

A Kia revelou mais detalhes do EV9, o grande SUV 100% elétrico da casa sul coreana. Foram libertados dados sobre as dimensões, capacidades das baterias, autonomias, prestações, enfim tudo aquilo que não foi dito na apresentação do modelo há algum tempo. O que se soube na altura o Escape Livre revelou, mas agora é chegada a hora de perceber os principais trunfos de um SUV que mais parece feito para os americanos: mais de 5 metros de comprimento e quase dois metros de largura. Wow!

A Kia revelou mais detalhes do EV9, o modelo SUV topo de gama com motorização 100% elétrica. Um automóvel que impressiona pelo estilo sedutor e ousado, mas também pelas dimensões. O EV9 mede 5,01 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,755 mm de altura! É hora de fazer contas ao tamanho da sua garagem se o EV9 o seduz…

Kia revelou mais detalhes

Kia EV9 é tratado de tecnologia com equipamento refinado

Modelo de topo da gama Kia, o EV9 está opiparamente equipado oferecendo o último grito em matéria de tecnologia. Desde logo com carregamento bidirecional e a condução autónoma de nível 3. Esta é uma tecnologia em estreia na Kia e recebeu o nome de HDP, estando disponível, apenas, em vias rápidas e somente em alguns mercados. Basicamente, naqueles que já autorizaram o uso da tecnologia de condução autónoma, ou seja, apenas a Alemanha. Nos EUA, já há estados que autorizam esta forma de conduzir. Os restantes obrigam o condutor a manter as mãos no volante. Por outro lado, o HDP só estará disponível de série no topo de gama GT Line.

Novo Kia EV9. Um enorme SUV elétrico com 540 km de autonomia

O novo Kia EV9 é o modelo 100% elétrico mais avançado da marca, oferecendo um estilo diferenciado assinado por Karim Habib, ex-BMW.

Ler mais

Kia EV9 com 6 ou 7 lugares

Graças à possibilidade de os bancos girarem, o EV9 tem a opção de oferecer seis ou sete lugares. Como? A fila do meio com esta funcionalidade – girar na direção oposta à da condução criando um lounge e com capacidade de rebater as costas do bancos – passa a ter bancos individuais ficando com dois à frente, dois no meio e dois atrás. Sem estes preciosismos, o Kia EV9 tem dois lugares à frente, três na fila do meio e dois na terceira fila. A bagageira terá uma dimensão que não foi revelada, mas sendo elétrico e com uma distância entre eixos de 3.100 mm, espaço é coisa que não deverá faltar dentro do EV9 e na bagageira. Isto num carro que é mais comprido 5,8 centímetros que um Cadillac Escalade!

Dois tamanhos de baterias para o Kia EV9

Para o EV9, a Kia escolheu duas baterias: uma com 76,1 kWh e outra com 99,8 kWh. A primeira destina-se à versão de tração traseira, a segunda ao modelo 4×4 e ao modelo “Long Range” com tração traseira. Não há milagres: o EV9 deve pesar bem mais que duas toneladas e com um CX de 0,29, está homologada uma autonomia de 541 km (tração traseira, bateria de 99,8 kWh. Uma pequena desilusão já que há SUV compactos com baterias menores a oferecerem mais autonomia.

Dizer, ainda, que o motor elétrico da versão “Long Range” tem 201 cv e 350 Nm, enquanto as variantes 4×2 e 4×4 debitam, respetivamente, 217 e 385 cv e 350 e 600 Nm de binário respetivamente. O EV9 menos potente chega dos 0-100 km/h em 9,4 segundos. Já o modelo intermédio faz o mesmo exercício em 8,2 segundos e o mais potente em 6 segundos.

Uma grande novidade: poderá comprar à Kia via internet mais potência durante limitados períodos. Uma espécie de “pay to play” que permite que a Kia aumente, via internet, o binário do motor dianteiro em 100 Nm, oferecendo ao modelo mais potente 700 Nm. Pode fazer isso por compra caso a caso ou então através de subscrição mensal via aplicação.

 Por outro lado, adotando a plataforma E-GMP do grupo Hyundia-Kia, o EV9 herda toda a capacidade de carga dos Hyundai Ioniq e recupera 239 km de autonomia em 15 minutos, num ponto de carga rápido.

Quanto à chegada do EV9 ao mercado, estará antes do verão à venda na Coreia do Sul, até final deste ano nos EUA e mais alguns mercados, desconhecendo-se, para já, quando chega à Europa e, particularmente, a Portugal. Ah! e vai haver um EV9 GT lá para 2025.