Top 10 dos maiores “lobos em pele de cordeiro”!

O Top 10 dos maiores lobos em pele de cordeiro faz-se com alguns dos modelos mais banais – olhando por fora – com mecânicas exuberantes.

O Top 10 dos maiores lobos em pele de cordeiro faz-se com alguns dos modelos mais banais – olhando por fora – com mecânicas exuberantes. Do lado de lá do Atlântico também há essa tendência para criar “lobos com pele de cordeiro”, não apenas com a supressão dos logótipos que podem denunciar o que estamos a ver, mas verdadeiros automóveis que, nunca na vida, pensaram chegar tão depressa aos 100 km/h. Alguns deles são, hoje, procurados como clássicos. Infelizmente, a má engenharia de alguns acabaram com quase toda a espécie. Divirta-se com mais este TOP do Clube Escape Livre!

Mercedes-Benz 300 SEL 6.3

O nome de Eric Waxenberger dir-lhe-á pouco, mas foi este o responsável pelo “pai” dos, hoje conhecidos como “Sleepers”. Ou seja, dos “lobos em pele de cordeiro”, como dizemos em português. Foi este engenheiro que pegou no enorme V8 de 6.3 litros do 600 e o encavalitou dentro de um 300 SEL. Nascia, assim, uma limusina de luxo capaz de chegar dos 0-100 km/h em 7,3 segundos com uma velocidade máxima de 225 km/h! Olhando para ele alguém diria ser capaz deste desempenho? E destes, entre 1969 e 1972, foram produzidas 6525 unidades. Restam poucas e a preços a rondar os 90 mil euros.

Top 10 dos maiores
Mercedes-Benz 300 SEL 6.3

BMW M5 E28

Um carro familiar com o motor do desportivo M1? Foi exatamente isso que a divisão M da BMW fez quando criou o primeiro M5. Muito discreto, o M5 passava por um Série 5 normal. Mas quando se carregava no acelerador, percebia-se que debaixo do capot estava algo especial. Um seis cilindros em linha com 290 cv que fazia a berlina alemã voar nas “autobhan” germânicas. Sendo tão prático e fiável como um comum Série 5, este primeiro M5 estabeleceu o padrão para muitos “sleepers”. Hoje são quase impossíveis de encontrar, pois recheiam algumas coleções, e os preços rondam os 60 mil euros.

Top 10 dos maiores
BMW M5 E28

Ford Sierra RS Cosworth

Não, não estamos a falar do Sierra Cosworth com a imensa asa traseira. Esse não era um “sleeper”. Já a versão de quatro portas (conhecida em certos mercados como Sapphire) era bem diferente. Desde logo pelo estilo desinspirado e depois porque não tinha a enorme asa traseira, as jantes eram de um desenho banal e as alterações no para choques dianteiro e as guelras no capot podiam ser compradas para um Sierra 1.6. Porém, o motor 2.0 litros turbo com quatro cilindros e 220 cv permitia que a berlina familiar chegasse dos 0-100 km/h em 6,6 segundos. Valem muito menos que um Sierra RS Cosworth, mas há poucos e custam perto dos 15 mil euros.

Top 10 dos maiores
Ford Sierra RS Cosworth

Lancia Thema 8.32

Já aqui tínhamos falado dele quando fizemos uma lista dos 10 magníficos motores, em 10 carros… não tão bons assim! Se retirar as placas a dizer “8.32” e a asa traseira elétrica avariar (o que é muito provável) este é um banal Lancia Thema. Vá pode ser aquele com o motor do Lancia Delta Integrale. Curiosamente, com o V8 Ferrari debaixo do capot, o Thema 8.32 não era muito maios veloz que o Thema Turbo, o tal com o motor do Integrale. O Lancia Thema Ferrari chegava dos 0-100 km/h em 6,8 segundos, tocando os 240 km/h, o Thema Turbo fazia o mesmo exercício em 7,6 segundos (mais 8 décimos) e alcançava os 225 km/h. Detalhe: o Thema com motor do Delta Integral custava metade do Thema 8.32. Mas ter um Lancia familiar com um motor Ferrari não é para todos… É um carro muito raro e que pode atingir cifras elevadas, pese embora a sua cotação seja de 25 mil euros.

Top 10 dos maiores
Lancia Thema 8.32

Mercedes-Benz 500E

Se vislumbrar um na rua apostamos que, caso lhe tenham sido suprimidas os números e letras, não vai conseguir adivinhar que carro é. Passa, todos os dias, por um comum Classe E da série W124 a gasolina. Neste Top 10 dos maiores “lobos em pele de cordeiro” os entusiastas do automóvel (ou “Petrolhead” como simplesmente dizem os ingleses) vão reconhecer o para choques específico e, sobretudo, as cavas das rodas discretamente alargadas. A suspensão rebaixada também diz algo sobre este “sleeper”.

Por baixo do capot está um V8 de 5 litros emprestado pelo SL. Necessitando de vias mais largas, o carro não cabia na linha de montagem do W124 e por isso o 500E (mais tarde E500) foi construído… na Porsche! O motor tinha 325 cv e permitia que a Catedral de Estugarda, perdão, o 500E chegasse dos 0-100 km/h em 6,1 segundos. A produção era lenta (18 dias para fazer um carro) e o custo elevado pelo que a Mercedes só fez 1528 carros. Com a chegada dos modelos AMG, o 500E deixou de ter protagonismo. Sendo um carro raro o valor atual ronda os 35 a 40 mil euros. Mas é difícil encontrar algum.

Top 10 dos maiores
Mercedes-Benz 500E

Opel Omega 3000 GSI

Claro que todos estão a pensar que neste Top 10 dos maiores “lobos em pele de cordeiro” iriam encontrar o Opel Omega Lotus, mas esse deixava claro ao que vinha. Por seu lado, o Omega GSI manteve o estilo sensaborão de carro de topo que nunca fez mossa à Audi, BMW e Mercedes. Excetuando o “spoiler” traseiro – qualquer um podia comprar e aplicar – as jantes de maiores dimensões e o facto de estar ligeiramente rebaixado, ninguém diria ser este uma berlina familiar de topo com capacidade de rolar a 240 km/h e acelerar dos 0-100 km/h em 7,6 segundos, graças ao bloco V6 de 3.0 litros com 204 cv É um carro que não foi vendido entre nós, mas ainda surge em mercados como o alemão. Tem um preço em redor dos 6 mil euros.

Top 10 dos maiores
Opel Omega 3000 GSI

Volvo 850 T5-R

É uma carrinha muito especial(!), e que provocou insónias a muito boa gente. Povoou a mente de muitos jovens que admiravam o estilo e que soltavam um sonoro “wow” quando descobriam que tinha 240 cv. Inspirada pela participação no BTCC com uma 850 R, a Volvo pagou à Porsche para ajudar a criar um motor e um chassis para o 850 T5-R. O bloco era um 5 cilindros com 2.3 litros que autorizava uma aceleração 0-100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 245 km/h. Pintada de amarelo dava nas vistas, mas de preto ou verde passava bem como uma 850 normal. Foram feitas apenas 5500 unidades (quase todas pintadas de Preto) pelo que não é fácil encontrar uma em excelente condições. O preço está acima dos 15 mil euros.

Volvo 850 T5 R

Volkswagen Passat W8

Este foi mais um dos delírios de Ferdinand Piech. Durante anos a fio a Volkswagen foi dando ao Passat caraterísticas de familiar confortável e capaz de abater longas distâncias. Quando um grupo de engenheiros decidiu apresentar a proposta de um Passat GTI foi encarada como uma ofensa. Piech decidiu, em 2001, que era tudo um disparate e ordenou que fizessem algo diferente com o Passat.

Despejaram um motor W8 com 4.0 litros na frete do carro, equiparam-no com a tração integral 4Motion e deram a opção de caixa automática ou manual de seis velocidades. Com 275 cv, o Passat W8 “voava” dos 0-100 km/h em 6,3 segundos. Uma cifra que era mais comum em superdesportivos, estando a velocidade máxima limitada aos 250 km/h. É outro carro raro que se encontra na Alemanha, principalmente, com valores entre os 8 e os 10 mil euros.

Volkswagen Passat W8

Rover 75 V8

Este é um carro de muitas surpresas. Desde logo porque sendo um 75 é da era BMW e deveria ter um motor BMW. Não tinha. Depois, porque chegaram a criar uma versão MG ZT com turbo que deveria ser um verdadeiro avião graças aos mais de 380 cv que tinha. Não chegou à produção em série. Depois, porque da carrinha 75 V8 foram produzidas apenas 17 unidades e sabe-se o paradeiro de apenas 9. Pelo que os preços refletem essa raridade com valores bem acima dos 60 mil euros. As versões berlina Rover e MG não são muitas, porém estavam equipadas com um motor V8 4.6 litros do Ford Mustang norte americano (e não o Rover V8 com base Buick) a debitar 260 cv. Chegava dos 0-100 km/h em 7,2 segundos e tocava os 243 km/h. São carros raros que não se encontram facilmente e cujos preços andam em redor dos 50 mil euros.

Rover 75 V8

Audi S6 V10

Se repararam, estamos a falar do S6 V10 e não do RS6. E isto faz toda a diferença porque os Audi RS deixam claro aquilo que são, os S nem por isso. E este S6 se descontarmos as saídas de escape (duas duplas) e o logótipo S6 que muitos retiravam, parece um comum A6 TDI. Contudo, debaixo do capot está o mesmo V10 que equipa o R8 a debitar 435 cv! Isso mesmo, 435 cv! Chega dos 0-100 km/h em 5,2 segundos e tem a velocidade limitada a 250 km/h. Infelizmente não há muitos, mas também a cotação é bem inferior aos RS6 pelo que se podem encontrar alguns a rondar os 12 mil euros.

Audi S6 V10