Renault Gabbiano Concept. Um clássico, que podia ter sido o novo Renault 5!

O Renault Gabbiano Concept foi desenhado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro e mostrava as ideias por trás de um sucessor do Renault 5.

O Renault Gabbiano Concept foi desenhado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro e mostrava as ideias por trás de um sucessor do Renault 5, modelo lançado em 1972, que estava a acabar a sua carreira. Quarenta anos depois voltamos a este desconhecido protótipo porque o Renault 5 volta a estar na ordem do dia. Vai regressar ao mercado em formato elétrico recordando as linhas do modelo com cinquenta anos.

O Renault Gabbiano Concept foi revelado no Salão Automóvel de Genebra, realizado em março de 1983. Vinha da conceituada empresa italiana de design Italdesign, fundada por Giorgetto Giugiaro, sediada em Turim, Itália. Era a visão italiana do que deveria ser o novo Renault 5.

RENAULT GABIANNO CONCEPT 1983 05

Renault Gabbiano Concept era um… Guillwing!

O nome lançava algumas pistas. Gabbiano é o nome italiano para Gaivota e o protótipo tinha este nome porque… tinhas portas de abertura para cima como o Mercedes 300SL Gullwing! Uma tendência da época vista nas realizações de designers como Franco Sbarro e Willy Strosek. Ah os belos anos 80…

Por seu turno, os De Lorean também exibiam portas asa de gaivota, portanto, o Gabbiano estava “na moda”. E tal como e outros modelos mais ou menos futuristas, este produto da Italdesign dava acesso a todos os lugares pelas duas portas enormes que provocavam uma corrente de ar que em zonas mais frias deveria ser insuportável.

RENAULT GABIANNO CONCEPT 1983 04

Mas havia mais! O futuro Renault 5, segundo Giugiaro, teria faróis escamoteáveis que alinhavam um capot inclinado que rimava com a forma em cunha da carroçaria. Num superdesportivo fariam sentido… num utilitário fazem tanta falta como uma viola num funeral.

RENAULT GABIANNO CONCEPT 1983 08

Finalmente, a enorme superfície vidrada também é filha dos anos 80, tal como as janelas laterais bipartidas, que deveriam apenas soprar algum ar para dentro do forno em que o habitáculo se deveria transformar no verão.

RENAULT GABIANNO CONCEPT 1983 010

Na casa das máquinas, não há nenhuma extravagância: um bloco 1.4 litros com 72 cv oriundo de um Renault 11. Aliás, isso está escrito na traseira do Gabbiano como pode verificar na foto acima. É uma pena que a Renault e o seu responsável do estilo, Gilles Vidal, não tenha olhado para a “Gaivota” como inspiração e sim para o trabalho de Michel Boué (1ª geração) e de Marcelo Gandini (Supercinco) para fazer o “novo” Renault 5 100% elétrico. Fica a memória de um protótipo pouco conhecido e que poderia ter dado origem ao substituto do Renault 5.