Porsche Cayenne recebe renovação e é testado para lá dos limites

Em 2023 o Porsche Cayenne recebe uma renovação. A quinta geração do SUV alemão foi testada a sério antes de chegar até nós.

O Porsche Cayenne recebe uma renovação que será apresentada já esta primavera. Este facto levou-o a ser testado em locais onde um proprietário, muito provavelmente, nunca o irá levar, cumprindo mais de 200 mil quilómetros. A quarta geração do SUV, cuja primeira geração foi apresentada à imprensa em Jerez de La Frontera, Espanha, em 2002, foi levada aos limites para não surgirem problemas de fiabilidade e conseguir cumprir as promessas de ser um verdadeiro “off roader”.

Porsche Cayenne recebe remodelação

Porsche Cayenne recebe renovação

O Cayenne já tem mais de 20 anos! E a atual geração já tem cinco anos! Apesar da Porsche entender que o atual modelo ainda é elegante, sedutor e com qualidade para ostentar o símbolo da marca de Weissach, o Porsche Cayenne recebe agora uma nova geração.

Assim, 2023 é o ano da grande alteração do Cayenne que, assim, chega à quinta geração. O segundo carro mais vendido da casa alemã (atrás do Macan e na frente do Taycan e do Panamera e do icónico 911) vai receber sensíveis mudanças enquanto não passa a 100% elétrico.

Porsche Cayenne recebe remodelação

Quatro modelos elétricos em 2027

Para já isso não sucede, pois, primeiro será o Macan a testar as águas em 2024, juntando-se ao Taycan na gama elétrica da Porsche. O Cayenne poderá, até, nem receber uma versão 100% elétrica, pois, a Porsche está a desenvolver um modelo com capacidade para sete pessoas com um estilo crossover entre SUV e coupé e com preços acima dos 200 mil euros. Isto de acordo com a revista Autocar.

Certo é que em 2027 a Porsche terá quatro modelos 100% elétricos: Taycan, Macan, 718 Cayman e este novo crossover. O resto da gama, antes dessa data – 911, Panamera e Cayenne – não deverão apresentar modelos 100% elétricos.

Regressando ao renovado Cayenne, a Porsche já confirmou que a nova geração “é dos mais completos ‘restyling’ de um produto da marca Porsche. Haverá mexidas nos motores e o chassis será, nas palavras da casa de Weissach, “semi-ativo”. A conectividade será também reforçada.

PORSCHE CAYENNE 2023 1

Porsche Cayenne sujeito a duros ensaios

Para testar tudo isso, o Cayenne submeteu-se a duros ensaios e a tratamentos de condenados das galés, cumprindo mais de 200 mil quilómetros em estrada e, muito, fora dela.

Segundo a casa alemã, “claro que é altamente improvável que os clientes submetam os seus Cayenne a testes tão exigentes como os que submetemos os protótipos em modo ‘off-road’ em Espanha, nas dunas marroquinas, em condução desportiva nas pistas geladas da Finlândia ou a fundo no Nurburgring.
Mas, pelo sim pelo não, nada como testar e acreditar que o Cayenne pode fazer o que promete. Porque, confessamos, pagar muito dinheiro por um carro e depois metê-lo em valas e sujeito a riscá-lo todo? Não nos parece!

Naturalmente que a versão coupé do Cayenne também será comtemplada por este “restyling” e há boas noticias para quem gosta de potência extra: o topo de gama Cayenne TurboS E-Hybrid deverá chegar (ou até ultrapassar) os 700 cv!