Novo Audi A6 e-tron chega em 2024 e não dispensa versão desportiva RS6

O Audi A6 e-tron, 100% elétrico, chega em 2024 e não descarta a versão desportiva RS6, para além de uma autonomia que pode chegar aos 700 km!

O novo Audi A6 e-tron chega em 2024 e não descarta a versão desportiva RS6, estando disponível com versões de um ou dois motores e uma autonomia que pode chegar aos 700 km! Haverá versões carro e carrinha e será o maior rival do BMW i5 que deverá chegar ainda este ano ao mercado. Ou seja, voltamos a “velha” rivalidade do triunvirato alemão Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

audi a6 etron12

Novo Audi A6 e-tron chega em 2024

O novo Audi A6 e-tron chega em 2024 e terá como base os protótipos apresentados o ano passado. E pelo que foi possível apurar, com apenas ligeiras modificações para poderem ser industrializados. Portanto, as imagens que ilustram este artigo mostram que o novo Audi A6 e Audi A6 Avant vão ser absolutamente espetaculares.

Com a marca do diretor de estilo da Audi, Marc Lichte, os novos Audi A6 100% elétricos fazem parte de uma família de protótipos que estão muito mais próximos da produção em série do que era hábito no passado. Por isso mesmo, o novo Audi A8 será muito semelhante ao protótipo Grandsphere de 2021 e o mais recente Activesphere poderá ser a versão Allroad do novo A7, sendo que o mesmo protótipo poderá ser o novo A7 ou o A5 nas suas diversas versões.

audi a6 etron2

Um ou dois motores e mais de 470 cv!

Não há muitos detalhes do que será o A6 elétrico mas sabemos que terá opção de um ou dois motores elétricos. O primeiro será mais familiar e tranquilo, o segundo mais focado no desempenho com acelerações que podem ficar abaixo dos quatro segundos.

Acredita-se que as potências rondem os 470 cv, mas a versão RS6 deverá ter mais de 600 cv, mais ou menos a mesma coisa que o Porsche Macan, modelo muito similar a este Audi A6 e-tron.

A plataforma PPE (Premium Platform Electric) acomodará uma bateria de 100 kWh que permite uma autonomia até 700 km com capacidade de carregamento até 270 kW. Ou seja, recuperar 300 km de autonomia levará 10 minutos.

Novo Audi A6 e-tron semelhante ao A6 convencional

A Audi diz que o novo modelo será em tudo semelhante a um A6 convencional, pois mede 4690 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1440 mm de altura. Como a bateria estará entre os dois eixos e será mais plana, não prejudicará a habitabilidade e a capacidade de carga. Esta poderá ser reforçada com um “frunk” na parte dianteira.

Segundo Marc Lichte, os novos Q6 e-tron e este A6 e-tron serão os primeiros modelos a mostrar a nova linguagem de estilo da Audi, sendo os Activesphere já um olhar para lá de 2030. Utilizando já a PPE, a plataforma que está a ser ultimada pela Audi e pela Porsche e que será a base do Porsche Macan EV e do Audi Q6 e-tron. Uma base que mescla elementos vindos do Porsche Taycan, Audi e-tron GT e da plataforma MEB que é usada por todo o grupo VW.