Mercedes-Benz. Nova estratégia vai acabar com 20 modelos na sua gama!

A Mercedes-Benz vai emagrecer a sua gama de modelos. O objetivo é focar-se nos modelos de maior lucro acabando com todos os nichos de mercado.

A Mercedes-Benz, com nova estratégia, vai emagrecer a sua gama de produtos. O que não é uma total novidade, pois, o ano passado, Markus Schäfer, responsável pelo produto na Mercedes-Benz, já tinha expressado as suas dúvidas sobre a continuidade em alguns segmentos à medida que a casa de Estugarda se concentra nos segmentos mais rentáveis. Parece que 2023 será o ano em que os responsáveis da casa alemão vão dar uso ao machado!

A Mercedes-Benz vai então arrepiar caminho na saga expansionista da sua gama que assistiu à chegada de modelos para (quase) todos os segmentos. Faltou, apenas, os utilitários, pois, até as pick-up receberam, de forma efémera, um Classe X.

Mercedes com nova estratégia vai emagrecer

Mercedes-Benz vai emagrecer gama

Depois das palavras de Markus Schäfer em 2022 que apontavam pistas para o futuro da gama Mercedes-Benz, começam a surgir os primeiros rumores sobre o que vai acontecer. Primeiro perceber que entre o Velho Continente e o Estados Unidos da América, a Mercedes-Benz oferece na sua gama 33 carroçarias. Leu bem… 33 automóveis!

Ora, se o foco da Mercedes-Benz será na rentabilidade esta situação não é sustentável. Assim, a guilhotina vai estar a funcionar forte com a gama a encolher para… 13 carroçarias. Um banho de sangue que vai afetar, bastante, carrinhas e coupés.

E já começou a liquidação com os Classe S Coupé e Cabriolet a desaparecerem, já, da gama. Sabe-se, também, que o CLE um coupé entre o Classe C e o Classe E vai tomar o lugar dos coupés e descapotáveis da Classe C e Classe E.

Mercedes com nova estratégia vai emagrecer
Mercedes CLS

O CLS também vai desaparecer tal como o AMG GT 4 portas. O primeiro conheceu duas gerações, o segundo apenas uma. Os crossovers vão tomar conta da gama GLC e GLE, desaparecendo estes dois e as duas versões coupé.

Mercedes AMG GT 4 Portas

Por outro lado, a carrinha do Mercedes-Benz Classe C pode desaparecer em 2028 enquanto a carrinha do Classe E terá, agora, nova geração que vai durar até 2030. O novo CLA vai estrear-se em 2025, mas será a última “shooting brake” da Mercedes-Benz.

Guilhotina da Mercedes-Benz vai estar ativa

Percebe-se este alinhamento da Mercedes-Benz, pois como algumas fontes referem, não é preciso carrinhas ou modelos de duas portas para crescer. E sendo a Mercedes-Benz uma das marcas que aposta forte na eletrificação, há que procurar modelos de topo para ganhar dinheiro.

Por isso mesmo é que a Maybach está interessada em fazer uma versão luxuosa do SL. A recente submarca Mythos deverá lançar um novo Classe G com versões Pick-Up e deverá surgir um moderno Gullwing e a Maybach pode pegar no Classe V e fazer uma versão ultra luxuosa ao passo que pode nascer um GLG (com base no Classe G).

Por outro lado, a Mercedes-Benz está a envidar esforços para conseguir encaixar baterias até 150 kWh – daí os modelos de maiores dimensões – que permitam oferecer autonomias até 805 km. Paralelamente, vai equipar os modelos com carregadores capazes de “atestar” uma bateria a 270 kW.