Conheçam o novo Mercedes-Benz Classe E… mas apenas no interior!

O novo Mercedes-Benz Classe E foi revelado, mas apenas no interior. Contudo, deixa-nos com água na boca para o conhecer melhor!

A Mercedes-Benz revelou o novo Classe E… mas sem o mostrar, deixando, apenas, água na boca com um interior de nave espacial. Um automóvel todo ele um ecrã que até oferece uma câmara para selfies e para fazer… TikTok! E serve, igualmente, para reuniões online na plataforma Zoom. A conectividade a ser levada a um nível ainda pouco visto neste Mercedes-Benz Classe E que vai surgir no final deste ano.

A Mercedes-Benz revelou o novo Classe E… sem o mostrar! Expôs, apenas, o interior sem grande originalidade face a outros modelos da sua gama como o Classe S ou os modelos 100% elétricos da gama EQ.

O novo Mercedes-Benz Classe E… no interior!

O novo modelo vai chegar ao mercado ainda este ano e a Mercedes-Benz promete ser um automóvel muito diferente daquilo que tem sido o Classe E. E começa, logo, por dentro ao revelar um habitáculo que oferece uma “experiencia de entretenimento imersivo”. Esta contempla desde música a jogos, redes sociais, fotografia e reuniões à distância com vídeo.

Nas imagens podem ver o opcional MBUX Superscreen já conhecido de outros modelos. Vai voltar a estar disponível, mas como opção.

A Mercedes-Benz não revelou detalhes do MBUX Superscreen que vai ser oferecido no Classe E, mas pelas fotos dá para perceber que tanto o ecrã central como o do lado do passageiros são…. enormes.

Depois há um ecrã frente ao condutor com duas formas de oferecer informação: Clássica e Desportiva. O primeiro tem um velocímetro e um conta rotações e uma panóplia de informações, o segundo torna-se vermelho e o conta rotações passa para o meio.

mercedes classe e 1

Tecnologia para todos

O sistema MBUX Superscreen aceita a instalação de programas de terceiros diretamente das lojas ao invés de pelo Android Auto e Apple CarPlay. Por isso mesmo, a Mercedes-Benz vai lançar uma “app store” própria para ir expandindo o portfólio de aplicações.

A Mercedes-Benz confirmou que o sistema vai contar com um grande conjunto de aplicações incluindo o TikTok (?), Angry Birds, Zoom e Webex, estas últimas para reuniões vídeo à distância.

Para que tudo seja funcional o Mercedes-Benz Classe E está equipado com uma câmara montada no topo do tablier. Esta pode ser usada para tirar fotos e fazer vídeos. Porém, por questões de segurança óbvias, só funciona quando o carro está parado e a caixa na posição P.

Também disponível estará o motor de busca Vivaldi e o portal de entretenimento ZYNC. Diz a Mercedes-Benz que este “fornece conteúdo a pedido, programas de vídeo locais, desporto, notícias e muito mais.” Informação muito vaga que não fica melhor quando a Mercedes-Benz sublinha que acrescentou mãos de 30 serviços de ‘streaming’ regional bem conhecidos e disponíveis, ao passo que outros canais e parceiros serão continuamente integrados.” Certo.

mercedes classe e

Para evitar que o condutor se possa distrair, o Classe E tem um escudo visual que, com o recurso a uma câmara e um “conceito avançado de filtragem” garante que o conteúdo dos ecrãs central e do lado direito não são visíveis por quem conduz.

Este sistema monitoriza o olhar do condutor e se este estiver muito tempo com o olhar fixo na direção dos ecrãs, reduz o brilho e “cega” o condutor para os conteúdos que estão a ser passados.

Obviamente que tudo isto abre a porta à condução autónoma. Numa viagem com o nível 4, o condutor já poderá ver tudo sem problemas.

Muito equipamento de série

O novo Mercedes-Benz Classe E vai oferecer uma luz ambiente ativa e um sistema de som da Burmester com 17 altifalantes e sistema Surround. Há, também, luzes LED sensíveis ao som que mudam de cor consoante o ritmo. Estas podem, ainda, oferecer informações de segurança vindas do sistema de estacionamento para assegurar maior segurança nas entradas em cruzamentos.