Classe de António Félix da Costa dá vitória no E-Prix da África do Sul

Classe de António Félix da Costa dá saborosa vitória ao piloto português depois de uma ultrapassagem absolutamente monstruosa a Jean-Éric Vergne na penultima volta da corrida.

A classe de António Félix da Costa deu saborosa vitória ao piloto português depois de uma ultrapassagem absolutamente monstruosa a Jean-Éric Vergne na penultima volta da corrida. Foi mais uma vitória da Porsche, mas a primeira do ano para o português e colocando o seu nome na história como o primeiro vencedor de um E-Prix da Fórmula E na África do Sul. Pascal Wehrlein continua na frente, apesar de não ter pontuado, com o outro monolugar da Porsche, tendo Félix da Costa subido ao quarto lugar.

António Félix da Costa chegou à vitória na primeira prova de Fórmula E disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul. As coisas até nem começaram da melhor forma para o português, mas quando estava em plena recuperação na companhia do seu ex-colega de equipa na DS Automobiles, Jean-Éric Vergne, falhou a ativação do “Attack Mode” na primeira tentativa, perdeu tempo e quando, finalmente, o ativou corretamente, Vergne passou por ele. Tudo parecia perdido.

FORMULA E AFCOSTA1

Classe de António Félix da Costa da vitória

Porém, a sua classe e experiência deram a volta à situação. Graças a ter um pouco mais de energia guardada, António Felix da Costa encostou-se ao monolugar de Vergne e numa zona onde o francês descuidou por momentos a defesa, Félix da Costa atirou o Porsche para uma travagem nos limites e concretizou uma ultrapassagem… monstruosa!

Apanhado de surpresa pelo movimento do seu adversário, o francês ainda esboçou uma desculpa com o tamanho dos espelhos do monolugar, mas teve de se inclinar perante a classe de António Félix da Costa.

Ainda não consigo acreditar. Que corrida! Conseguir a minha primeira vitória para a Porsche aqui na Cidade do Cabo depois de ter partido da 11ª posição é simplesmente fantástico. Na verdade, pareceu-me uma corrida de resistência com tanta coisa a acontecer. A nossa estratégia funcionou perfeitamente e eu tentei manter a calma durante toda a corrida, mas quando atravessei a meta, fiquei um pouco emotivo. Quero agradecer a todos na equipa pelo seu fantástico apoio e confiança. Isso estimulou-me e tornou este feito possível.

António Félix da Costa
Vejam e revejam a espetacular ultrapassagem na penúltima volta.

Jean-Eric Vergne azarado com portugueses

Aliás, jean-Eric Vergne não deve gostar muito de portugueses porque no ano em que Filipe Albuquerque foi campeão do Mundo LMP2, o francês perdeu a vitória na classe LMP2 para o piloto de Coimbra com uma ultrapassagem de classe e categoria na derradeira volta da prova.

Vitória para António Félix da Costa, seguido de Jean-Éric Vergne e Nick Cassidy. Pascal Wehrlein, o líder do campeonato e colega de equipa de António Félix da Costa na Porsche, não pontuou e viu os seus adversários ficarem mais perto.

FORMULA E JERICVERGNEjpg

Fim de semana atribulado na África do Sul

Destaque, ainda, para uma situação complicada que levou a Mahindra e a ABT a abandonarem o circuito da Cidade do Cabo. A marca indiana descobriu braços de suspensão dobrados num dos seus chassis e em outro da ABT. Desconhecendo-se a origem do problema, por uma questão de segurança, as duas equipas abandonaram a competição.

Thomas Biermaier, responsável pela equipa ABT, explicou que “é preciso perceber o que se passou, mas para isso vão ser precisos dias!” A irritação de Biermaier era evidente, reputando a situação de inaceitável. Porém, a segurança dos pilotos estava em causa e depois de um começo de campeonato miserável para a ABT, este foi um duro golpe para a equipa alemã e para os seus pilotos Robin Frijns e Nico Muller.

formula e cupra

Oliver Rowland e Lucas di Grassi também ficaram fora da corrida sul-africana e, assim, os homens da ABT continuam em último. Já os da Mahindra estão em 10º (Di Grassi) e 17º (Rowland).

Ficou esta prova na África do Sul marcada, ainda, por um violento acidente duplo quando Edoardo Mortara perdeu o controlo do seu Maserati, batendo forte, despistando-se com igual violência, logo de seguida, Sam Bird no Jaguar. Ambos os pilotos saíram ilesos do acidente.

A próxima prova da Fórmula E será o E-Prix de São Paulo no Brasil no dia 25 de março.