Abarth 500E. Já vimos (e ouvimos) o novo escorpião 100% elétrico!

Fomos ver, e ouvir, o novo Abarth 500E. Talvez o primeiro100% elétrico de voz grossa, muito grossa! Chega em junho e já pode ser encomendado.

Foi numa apresentação aos concessionários, imprensa e fãs que a Abarth mostrou o novo escorpião 100% elétrico. Foi em Lisboa que pudemos ver, e ouvir, ao vivo(!) o novo Abarth 500E. Depois deste breve contacto estático, ficamos mesmo muito curiosos para o conduzir!

Como referi este primeiro contacto foi, infelizmente, apenas estático. Ainda assim deu para analisar mais em detalhe vários pormenores deste novo Abarth 500E. Desde logo, e dadas as parecenças inequívocas com o Fiat 500 elétrico, a marca colocou-lhe mais de 20 logotipos da marca, entre o desenho do escorpião e o nome da marca. Apenas para que não surjam dúvidas!

Precisamente na mesma cor da revelação oficial, e até daquele que apareceu numa fuga de imagens que surgiu ainda durante o passado mês de novembro, o Abarth 500E salta à vista! Face ao modelo que lhe deu origem, destaque para as jantes de 18″ e para o aileron traseiro. Também na traseira, o difusor com uma luz ao centro disfarça a ausência de ponteiras de escape.

Um elétrico, com som de escape!

Contudo, ao nível da audição nem a ausência de escape o tornou mais discreto. No lugar onde até então encontrávamos a panela de escape temos uma coluna capaz de produzir um som tão ao mais audível do que aquele que temos nos modelos Abarth a combustão. Para além disso, e tendo em conta que apenas ouvimos ao “ralenti”… diria que até está bastante fidedigno. Para os mais introvertidos, trata-se de uma opção, denominada de sound generator, e que apesar de ser de série, pode ser desligada.

Ainda no exterior, parece-nos que a frente totalmente fechada retirou-lhe alguma agressividade que se impunha. Para além disso, o novo escorpião 100% elétrico está mais largo e com uma maior distância entre eixos.

E no interior?

Ora no interior temos exatamente aquilo que conhecemos também do Fiat 500 elétrico, mas elevado a um outro patamar, inegavelmente desportivo. Contamos com o friso da consola forrado a Alcantara, material esse que também está presente noutros locais como no volante. Outro item que nos agradou muito foram os novos bancos desportivos. Maiores e mais envolventes, apresentam dupla costura com as cores possíveis (verde e azul) para esta edição apelidada de “Scorpionissima”, e ainda o padrão do escorpião.

Ao nível da condução, a marca do escorpião diz que tudo foi feito para manter o feeling de condução, o ADN da marca com o sound generator (que pode ser desligado) e que este está ainda mais reativo do que os restantes. Será este o primeiro verdadeiro Pocket Rocket elétrico? Só mais à frente poderemos comprovar se assim é. Para já é um facto que os cerca de sete segundos para atingir os 100 km/h estão em linha com os atuais 595 e 695.

Preço e disponibilidade para Portugal!

O novo Abarth 500E chega ao mercado nacional no próximo mês de junho, mas já tem preços para Portugal. São 43 000€ o preço da versão berlina, e 46 000€ a versão cabrio, ambos disponíveis para já nesta versão Scorpionissima, uma série especial e limitada a 1949 unidades, e que está disponível na cor verde das fotos (verde acid), e em azul (azul poison). Já existem em Portugal 40 pré-reservas, que podem ser feitas aqui.

A atual gama Abarth a gasolina irá manter-se em comercialização durante, pelo menos, mais um ano como que numa fase de transição.