Vanwall Vandervell é um desportivo elétrico com 580 cv!

Vanwall Vandervell poderá vir a ser o nome de um novo desportivo. Será um 100% elétrico com duas versões e autonomias superiores a 400 km.

Vanwall Vandervell é um nome que pode não despertar na sua mente a visão de um carro conhecido. E tem toda a razão, pois estamos perante um automóvel de uma marca que ainda não faz carros e de um carro que ainda não nasceu. Nada tem a ver com a Vanderhall, marca que criou os triciclos que já aqui conduzimos. Esta outra marca, a Vanwall Vandervell, já existiu na Grã-Bretanha, mas hoje é uma equipa de competição alemã que está a passar para o “outro lado” com um utilitário desportivo com motorização elétrica.

vanwall vandervell front static

A Vanwall é uma equipa alemã que vai competir no Mundial de Endurance e agora quer provar que pode fazer veículos de estrada, apresentando este Vandervell. Um automóvel de edição limitada, 100% elétrico, compacto com quatro portas e aerodinâmica funcional cujo nome lembra o fundador da equipa que esteve na Fórmula 1, Tony Vandervell.

Duas versões e autonomias acima dos 400 km

O Vandervell S é o modelo de entrada. Tem quatro rodas motrizes, um motor com 320 cv e que chega dos 0-100 km/h em 4,9 segundos. A autonomia é de 445 km e atinge os 180 km/h.

Já o Vanwall Vandervell Plus, recebe um motor de 580 cv. Com esta potência corre dos 0-100 km/h em 3,4 segundos e alcança os 230 km/h de velocidade máxima. A autonomia é de 416 km.

vanwall vandervell rear dynamic

O estilo é agressivo, com guarda-lamas alargados, amplas entradas de ar, jantes de liga leve com 22 polegadas e muitas peças em carbono (saias, spoiler traseiro e dianteiro). A Vanwall não revelou fotos do interior, mas está confirmada a utilização de fibra de carbono e pele. Por outro lado, os clientes podem escolher a cor que desejarem.

Como referimos, será uma edição limitada com apenas 500 unidades a um preço absolutamente insano: a partir de 128 mil euros.

A Vanwall anunciou que vai produzir, além deste Vandervell a versão de estrada do seu hypercar para a Endurance e Le Mans, denominado Vandervell Hypercar 1000. Será uma espécie de rival do Aston Martin Valkyrie.