Toyota escolheu Koji Sato como CEO. Akio Toyoda passa a presidente

A Toyota escolheu Koji Sato como CEO depois de revelar que o neto do fundador do gigante nipónico, Akio Toyoda passa a ser o presidente.

A Toyota escolheu Koji Sato como CEO depois de revelar que o neto do fundador do gigante nipónico, Akio Toyoda passa a ser o presidente. Estas mudanças têm efeito a partir de 1 de abril. Alterações que são pouco comuns na Toyota e que ditaram o afastamento de Takeshi Uchiyamada da presidência do grupo Toyota. Está feita a sucessão de Akio Toyoda.

O neto do fundador da Toyota, conhecido pelos amantes do desporto automóvel como “Morizo” o seu alter ego das corridas, deixa o cargo de CEO que abraçou em 2009. Akio Toyoda chegou à liderança do gigante nipónico numa altura muito complicada e ultrapassou, com, distinção, a crise financeira de 20009, o escândalo da recolha global de milhões de unidades com problemas graves, o sismo de 2011 no Japão, a pandemia e a crise dos semicondutores.

Akio Toyoda, CEO da Toyota, eleito Personalidade do Ano 2021

O Presidente Executivo (CEO) da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, sucede a Carlos Tavares como “Personalidade do Ano” do World Car Awards.

Ler mais

Debaixo da sua liderança, a Toyota ultrapassou todos os problemas e chegou a recordes de vendas e de lucros, solidificando, ao mesmo tempo, o seu estatuto de maior construtor automóvel do Mundo.

13 anos de Toyota

Akio Toyoda acredita que “nos últimos 13 anos, construí sólidas fundações para poder passar o testemunho.” E sustentou que a nova equipa de gestão “tem como missão transformar a Toyota numa empresa de mobilidade.”

Para já a sucessão de Akio Toyoda (66 anos) no cargo de CEO é assegurada por Koji Sato (53 anos), atual CEO da Lexus e da Gazoo Racing. Toyoda e Sato têm trabalho junto nos últimos anos, até porque Sato era o responsável pela menina dos olhos do CEO, a divisão Gazoo Racing. E Akio Toyoda não tem problemas em admitir que a escolha de Koji Sato está ligada ao facto do seu delfim “amar automóveis.”

TOYOTA AKIO TOYODA KOJI SATO TAKESHI UCHYAMADA
Akio Toyoda, Koji Sato, Takeshi Uchiyamada

Toyota escolheu Koji Sato e quais são os desafios?

O primeiro desafio é manter a Toyota no topo com uma excelente margem de lucro operacional, ao mesmo tempo que enfrenta um cerco feito pela eletrificação, condução autónoma e conectividade.

Koji Sato chega ao comando da Toyota numa situação parecida á de Akio Toyoda em 2009. O grupo japonês é criticado por estar nas últimas posições da corrida à eletrificação e pelo facto da Toyota ainda estar agarrada ao passado e não oferecer carros divertidos de conduzir e com um estilo sedutor.

Por outro lado, Koji Sato terá de levar o grupo Toyota à neutralidade carbónica e encarar a luta com novos e mais ágeis rivais no caminho da eletrificação. Enfim, terá de reinventar a empresa para uma nova era, porém, mantendo a cultura empresarial que forjou o sucesso da Toyota.