Suzuki revelou estratégia EV que inclui um Jimny 100% elétrico para a Europa

A Suzuki revelou estratégia EV para a Europa com a surpresa de anunciar, imaginem só, um Jimny 100% elétrico para o Velho Continente!

A Suzuki revelou estratégia EV para a Europa com a surpresa de anunciar um Jimny 100% elétrico. Contas feitas, a marca japonesa vai lançar cinco modelos 100% elétricos na Europa, seis modelos no Japão e outros seis na Índia, até 2030. Muitos deles serão comuns. Aqui fica a prova de vitalidade da Suzuki e a confirmação que deseja continuar no mercado europeu. Um plano de eletrificação ambicioso e que começou com o protótipo eVX que já demos a conhecer aqui.

SUZUKI PLANO EV EUROPA

A Suzuki mostrou a sua gama EV e com muito para contar. O plano é válido para o final da década, mas lança para o mercado vários modelos. A maior parte são SUV e há os habituais “KeiCar” para o Japão. A grande novidade são os mercados em que a Suzuki vai apostar forte: Índia, Japão e… Europa! Africa é, para a Suzuki, um continente com um futuro promissor.

Suzuki mostrou gama EV e Jimny… elétrico e híbrido

O destaque para o Velho Continente é, claro, a versão 100% elétrica do Jimny. Infelizmente, a Suzuki não deu nenhuma informação sobre o modelo. Porém, a silhueta exibida durante a apresentação da gama EV global, mostrava um Jimny exatamente como todos o conhecemos.

Suzuki Jimny EV 1

Portanto, deverá manter o chassis de longarinas e o estilo que foi retocado com a versão de cinco portas. E não custa muito acreditar que será essa a versão escolhida para criar este Jimny EV. Mas as novidades do Jimny não acabam aqui.

O sucesso do modelo foi abruptamente interrompido devido ao motor não cumprir as normas ambientais de emissões. Pois a Suzuki vai oferecer ao modelo uma mecânica híbrida que, assim, vai permitir reintroduzir o modelo no mercado europeu como veículo de passageiros e quatro lugares.

Cinco modelos, incluindo o Jimny, serão lançados até 2030 e o primeiro elétrico da Suzuki será já em 2024. O Suzuki Fronx foi revelado no Auto Expo de Nova Dehli, na Índia. Virá para a Europa como modelo 100% elétrico. Depois (em 2025) chegará o eVX, cuja versão final de produção quase definida. Haverá um citadino e nova geração do Vitara, este com versões híbridas e elétricas.

Suzuki eVX. O primeiro modelo 100% elétrico da marca japonesa 

O Suzuki eVX é o primeiro modelo 100% elétrico da casa japonesa sendo, para já, o protótipo que anuncia a chegado do veículo definitivo em 2025.

Ler mais

Suzuki quer ser neutra em carbono até 2030

A Suzuki deseja que 80% das vendas na Europa sejam de modelos 100% elétricos em 2030 sendo os restantes veículos híbridos. O que quer dizer que até 2035, a Suzuki terá de acabar com os híbridos, pois a União Europeia vai banir os motores de combustão interna em 2035.

Estes são os planos para o Velho Continente, integrado numa estratégia que levará a Suzuki a ser neutral em termos de carbono em 2050. No Japão será no mesmo ano, na Índia só em 2070.