Suzuki eVX. O primeiro modelo 100% elétrico da marca japonesa 

O Suzuki eVX é o primeiro modelo 100% elétrico da casa japonesa sendo, para já, o protótipo que anuncia a chegado do veículo definitivo em 2025.

O Suzuki eVX é o primeiro modelo 100% elétrico da casa japonesa sendo, para já, o protótipo que anuncia a chegado do veículo definitivo em 2025. Foi a divisão da Suzuki na Índia quem revelou o modelo que na sua forma definitiva oferecerá uma autonomia de 550 km. Compacto, terá uma bateria de 60 kWh, tendo a Suzuki investido forte neste modelo. Aliás, a Suzuki Motor vai gastar qualquer coisa como mil milhões de euros na mobilidade elétrica na Índia. Neste valor está incluída uma fábrica de baterias.

Um modelo Suzuki, mas com tecnologia Toyota

Para Toshihiro Suzuki, o presidente da Suzuki Motor, em declarações à imprensa na apresentação do protótipo nos arredores de Nova Delhi, India, disse que “estou muito satisfeito por estar a revelar o eVX, um protótipo de um SUV que representa o primeiro modelo da nossa estratégia global de veículos elétricos. Estamos a prever que chegará ao mercado em 2025.

Outra revelação de Toshihiro Suzuki não é uma novidade. A Suzuki, parte do universo Toyota – depois do Master Trust Bank of Japan (10,65%) e do Custody Bank of Japan (5,2%), a Toyota é o terceiro maior acionista com 4,94% – irá usar as tecnologias da Toyota no seu esforço de eletrificação.

SUZUK EVX 2

Este modelo será, igualmente, importante para a Maruti Suzuki, pois os consumidores indianos também já foram infetados com o vírus SUV e estão a optar por modelos maiores. Por outro lado, as regras governamentais em matéria de emissões poluentes aumentaram os preços. Por essa razão, a quota de mercado da Maruti Suzuki caiu de 50% em 2019 para 43% em 2022.

As empresas ligadas ao mercado automóvel querem mais incentivos para outras tecnologias como os híbridos e os veículos a etanol. Para já, o executivo de Nova Delhi está, apenas, a massificar os apoios na ordem dos milhares de milhões de dólares para serem construídos mais modelos 100% elétricos. O objetivo, deveras ambicioso, é que os elétricos tenham uma quota de mercado de 30% em 2030. Neste momento, os veículos elétricos valem 1% do mercado!