Supercarros elétricos da Ferrari vão ter som que pode ser de um motor… V12!

Os elétricos da Ferrari vão ter som! A casa de Maranello está a estudar um novo sistema de amplificação para isso, garantindo emoção sonora!

Os supercarros elétricos da Ferrari vão ter o som! A casa de Maranello está a estudar um novo sistema de amplificação que vai permitir aos modelos 100% elétricos da Ferrari reproduzirem, de forma sincronizada, o ruído dos motores…  elétricos, algo tradicional na casa fundada por Enzo Ferrari. Poderão ser sons comuns aos motores elétricos ou sintetização do som de um motor de combustão interna. Pelo menos é o que se pode entender de uma patente registada pela Ferrari.

Supercarros elétricos da Ferrari

Os supercarros elétricos da Ferrari vão ter som dos motores. O plano dos homens de Maranello é amplificar o som de um ou dos motores elétricos antes de o redirecionar para a traseira do carro.

Quer isto dizer que os supercarros elétricos da Ferrari terão um distinto ruído do motor criado a partir de um novo sistema de amplificação. Isto de acordo com uma patente registada pela Ferrari. Não se sabe é se o ruído será o do motor elétrico ou a sintetização do ruído de um V8 ou V12 tradicionais na marca de Maranello.

Ferrari Purosangue. É o que se conhece sobre o SUV italiano que chega este ano

A casa do Cavalino Rampante libertou a primeira foto e confirmou que o Ferrari Purosangue será lançado ainda nesta Primavera.

Ler mais

Patente registada

A patente registada para os Supercarros elétricos da Ferrari cobre várias tecnologias sendo, diz a patente, “um dispositivo de reprodução para a realização de um som que pode ser associado a um motor elétrico.” A Ferrari não confirma nem desmente esta situação, ficando a dúvida sobre que som os modelos da casa italiana vão exibir.

Curiosamente, Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, disse em junho de 2022 que “o som é um dos elementos essenciais que caracterizam a Ferrari.” Segundo ele, “cada motor tem a sua própria assinatura” e espera que os carros 100% elétricos de Maranello também a tenham.

Isto quer dizer que a Ferrari não está atrasada nos planos de eletrificação da sua gama e que está a encarar tudo de forma empenhada e capaz de oferecer um produto capaz de seduzir. Colocar o motor elétrico a debitar ruído não será fácil, mas usar este novo sistema de sintetização e reprodução de ruído podendo imitar um motor de combustão pode ser muito interessante.