Renault Megane R.S. despede-se com edição especial e limitada!

O novo Megane R.S. Ultime é a derradeira série do desportivo e o último modelo a apresentar o logótipo da Renault Sport. São 1976 unidades!

Este novo Renault Megane R.S., denominado de Ultime, é a derradeira série do Megane R.S. e o último modelo a apresentar o logótipo da Renault Sport. Isto porque a divisão desportiva do grupo Renault passou a estar representada pela Alpine. Assim, esta será a última aparição da Renault Sport, o que naturalmente não podia ter passado em branco.

O Renault Megane R.S. Ultime é baseado no Megane R.S. Trophy, mas com detalhes exclusivos não só ao nível estético como também no que diz respeito a equipamento. A partir da primavera de 2023, este Ultime substituirá o Megane R.S. e o Megane R.S. Trophy.

1976 unidades numeradas e assinadas

Recordamos que esta última versão do Renault Megane RS, é também ela limitada. A Renault Sport foi fundada em 1976, o que explica o mesmo número de unidades do Megane RS Ultime a serem produzidas, todas elas numeradas. Para além disso, o ano da criação da Renault Sport está discretamente inscrito na risca do lado direito. Cada modelo tem a sua própria placa metálica numerada perto dos comandos da transmissão, na parte inferior da consola, e é ainda é assinado por Laurent Hurgon, o piloto e especialista em desenvolvimento que estabeleceu os recordes do Megane R.S. nas pistas, sendo ainda hoje o detentor dos recordes de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.

O Megane R.S. representa 15 anos do meu trabalho na Renault Sport. Desde o Megane II fase 2, temos melhorado constantemente o seu desempenho dinâmico, de modo a continuarmos a ser líderes entre os automóveis desportivos de tração dianteira. Recordes como o do Nordschleife, no Nürburgring, são desafios inesquecíveis, cheios de paixão, adrenalina e emoção. E, agora, o Megane R.S. Ultime. Estou particularmente orulhoso por assinar a versão que coroa esta maravilhosa saga

Laurent Hurgon, piloto e especialista de desenvolvimento no Grupo Renault.

Um Trophy-R mais civilizado, mas só com caixa EDC

Esta série limitada, sendo baseada no Megane R.S. Trophy, está equipada com o motor turbo, de 4 cilindros e 1.8l, com 300 cv de potência e 420 Nm de binário, associado a uma caixa de velocidades EDC (para a Europa) e a um diferencial mecânico Torsen.

Vem equipado de série com pneus semi-slicks Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos pelo fabricante para o Megane R.S. Trophy-R, e montados em jantes Fuji Light de 19 polegadas. Os travões são Brembo dual-cast, com pinças vermelhas. Por fim, contamos ainda com eixo dianteiro com pivôs independentes, chassis Cup rebaixado, batentes hidráulicos em compressão e o sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL.

Renault Mégane RS Trophy-R. A minha melhor insónia!

O Trophy-R é a mais recente versão do Mégane RS, com uma eficácia e redução de peso capazes de bater o recorde em Nürburgring. Uma máquina só para pilotos!

Ler mais

Edição inconfundível exteriormente

Ao nível estético o Renault Megane RS Ultime apresenta alguns novos elementos visuais da Renault Sport, incluindo o duplo diamante e gráficos específicos inspirados no novo logótipo da Renault. As faixas em preto mate estão no tejadilho e no capot (exceto nos automóveis com o teto de abrir opcional), para-choques traseiro, portas e guarda-lamas. Para além disso esta nova versão estará disponível em quatro cores: Star Black, que é de série; o Pearl White; o Sirius Yellow, que traz de volta as cores icónicas da Renault Sport e o Tonic Orange.

Mas nem tudo se resume a decoração. A carroçaria do Megane R.S. Ultime apresenta um guarda-lamas dianteiro 60mm mais largo e um guarda-lamas traseiro também ele mais largo em 45mm. Existem ainda saídas de ar laterais, os habituais faróis R.S. Vision, um escape central, uma antena barbatana de tubarão, e um spoiler e difusor traseiro. Muitos detalhes são agora em preto como é o caso dos logótipos, puxadores das portas, molduras das janelas, jantes (mesmo as tampas das porcas), difusor traseiro e a lâmina Fórmula 1 no para-choques dianteiro, que vem com um acabamento brilhante e a inscrição Ultime.

Interior desportivo mas bem equipado

No interior, o equipamento de série inclui as fantásticas baquet da Recaro, e as soleiras das portas são exclusivas. Para além disso a Renault parece ter ouvido os fãs da marca quanto à personalização do habitual cartão mãos-livres que serve de chave. O cartão mãos-livres Megane R.S. Ultime recria o padrão diamantado das riscas.

Ao contrário do que conhecemos na ainda mais limitada versão R.S. Trophy-R, aqui estão ainda incluídas muitas das características específicas do Megane R.S. e do Megane R.S. Trophy como é o caso do ecrã de navegação de 9,3 polegadas, com um sistema Hi-FI Bose, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, o sistema de telemetria a bordo R.S. Monitor, o cruise-control adaptativo e os auxiliares de manobra de 360°. Já a lista de opcionais inclui o sistema Head-up Display, teto de abrir e até uma capa personalizada para proteger esta peça de coleção quando parqueado na garagem do colecionador.

A estreia do Renault Megane RS Ultime será no Salão Automóvel de Tóquio, a 13 de janeiro de 2023, num país que tem cerca de 10.000 fãs dos modelos desportivos da marca.