Renault Espace celebra 40 anos e passa de monovolume a SUV

O Renault Espace passa a SUV no mesmo ano em que se comemoram 40 anos desde o lançamento do conceito através da Matra.

O Renault Espace passa a SUV no mesmo ano em que se comemoram 40 anos desde o lançamento do conceito. Segundo a Renault, será um SUV pensado para longas viagens que poderá ter cinco ou sete lugares. Recordamos que o Renault Espace nasceu em 1983 como um conceito inovador que foi inventado nos EUA e materializado na Europa pela Matra e, depois, pela Renault.

O Renault Espace receberá a sexta geração desde o seu lançamento em 1983, tendo recentemente uma geração que não era nem carne nem peixe, ou seja, nem SUV nem monovolume.

Desta feita, o Espace será um SUV que, dizem rumores, será amplamente baseado no Austral. E a foto que a Renault já libertou diz-nos isso mesmo. Será um SUV pensado para longas viagens com conforto superior. Aliás, é a própria Renault que anuncia ser o Espace “confortável, inovador e top da gama Renault.”

RENAULT ESPACE

Renault Espace passa a SUV com plataforma CMF-CD

A base do novo Espace será a mesma do anterior, ou seja, a CMF-CD e que é usada pelo Renault Austral, Nissan X-Trail e Mitsubishi Outlander. Quer isto dizer que a gama de motores será a mesma do Austral e que o Espace não terá versão 1000% elétrica, limitando-se a híbridos e híbridos Plug-In.

As fotos já reveladas do modelo em testes dizem que o carro é muito parecido com o Austral. Mas com uma alargada distância entre eixos e a possibilidade de oferecer sete lugares. Ou seja, muito provavelmente será o modelo camuflado que apanhámos em testes em Portugal.

Ora, fica evidente que a Renault quer acertar o passo a dois modelos: a quarta geração do Espace (2015-2022) e a segunda geração do Koleos (2016-2022). Modelos com vendas residuais.

Entrará numa arena com Nissan X-Trail, VW Tiguan Allspace, Peugeot 5008 e Skoda Kodiaq. Não será uma tarefa fácil, mas como vai celebrar o 40º aniversário de existência, no mês de novembro, poderá ser nessa altura que surja o Espace. Sendo certo que a Renault também vai utilizar o nome Scénic no futuro.