Renault e Nissan colocam fim nas desavenças

Renault e Nissan colocam fim nas desavenças e chegaram a acordo para equilibrar a Aliança, algo que a casa japonesa reclamava há algum tempo.

Renault e Nissan colocam fim nas desavenças e chegaram a acordo para equilibrar a Aliança, algo que a casa japonesa reclamava há algum tempo. Segundo este novo equilíbrio de forças, os dois construtores vão aumentar a cooperação para modelos elétricos e lançar novos projetos na América Latina, Índia e Europa. Contas feitas, a Renault reduz a sua parte na Nissan de 43 para 15% e a Nissan ficará com parte da nova empresa da Renault para veículos elétricos.

Renault e Nissan chegaram a acordo para equilibrar a Aliança, porém, em comunicado conjunto, anunciaram que as propostas vão ser submetidas a aprovação pelos respetivos conselhos de administração. Imediatamente depois da esperada aprovação será feito um anúncio formal.

1 ano de negociações

Recordamos que as conversas sobre este assunto começaram no início de 2022 e têm-se arrastado até esta semana. Finalmente há uma estrutura final do acordo que será afinada e colocada em papel para aprovação ainda esta semana.

As duas empresas referiram ser este acordo uma ponte para “cumprir a ambição de fortalecer os laços da Aliança e maximizar a criação de valor para todas as partes interessadas.”

A proposta final leva a Renault a reduzir a sua participação na Nissan de 43 para 15%, igualando, assim, os 15% da Renault detidos pela Nissan. Assim, ambas as companhias terão votos equivalente a 15% do capital. Ou seja, a Nissan passa a ter direito de voto com conselho de administração da Renault, algo que nunca existiu e que foi pedra de toque para as desavenças recentes.

Renault e Nissan colocam fim nas desavenças

Por outro lado, a Renault irá transferir 28,4% da sua quota para um fundo gaulês onde os direitos de voto serão neutralizados para a maioria das situações. Porém, no que toca a dividendos e receitas de venda de ações, a Renault mantém os direitos para preservar o valor da participação.

O fundo poderá vender esse capital que lhe será confiado, desde que seja comercialmente vantajoso para o Grupo Renault, podendo o capital ficar estacionado nesse fundo sem haver obrigatoriedade de venda.

Renault tem nova estratégia para os próximos anos. Aqui estão todos os detalhes!

Renault tem nova estratégia que Luca de Meo explicou aos investidores e acionistas do grupo e não só no dia do investidor Renault.

Ler mais

Nissan investe na Ampere

Já a Nissan vai investir na Ampere, um “spin-off” da Renault que vai ocupar-se da mobilidade elétrica e do negócio de software da casa francesa. O volume de investimento da Nissan não foi revelado, mas deverá traduzir-se em 15% do capital da Ampere. Juntar-se-á, assim, à Qualcomm que vai investir na empresa do grupo Renault.

Detalhe: a Ampere é uma divisão que se vai focar no desenvolvimento e comercialização de veículos 100% elétricos que cumpram as regras europeias. Ou seja, o investimento da Nissan permitirá manter modelos com o escudo da marca no Velho Continente e à Renault ter veículos elétricos com a tecnologia Nissan.

Porém, segundo fontes citadas pelo Automotive News Europe, a Nissan e a Mitsubishi vão ter acesso a tecnologia Renault para os seus modelos europeus, mas a Nissan vai continuar a trabalhar sozinha na sua própria tecnologia elétrica.

Nova gestão mais transparente e esquecer Carlos Ghosn

Esta “nova” Aliança desenvolverá novos projetos na América Latina, Índia e Europa com a expetativa de aumentar a penetração de todas as marcas nos respetivos mercados. Enfim, esta alteração da Aliança poderá deixar para trás das costas o episódio Carlos Ghosn. Episódio esse que deixou algum desconforto entre as partes desde a prisão do gestor libanês em novembro de 2018.

Esta mudança será a maior desde que a Renault salvou da bancarrota a Nissan em 1999, ao assumir o controlo da empresa comprando grande parte do seu capital. Por outro lado, trará uma governança mais transparente que vai substituir o RAMA (Restated Alliance Master Agreement) que era outro pomo de discórdia entre a Nissan e a Renault. Resquícios da liderança de Carlos Ghosn.

A cronologia dos eventos principais da Aliança Renault Nissan Mitsubishi

  • 1996 Depois de uma bem-sucedida carreira na Michelin, Carlos Ghosn chega à Renault como vice-presidente executivo. Doze meses depois apresenta um plano de corte de custos e a Renault regressa aos lucros em 1998 com um aumento de três dígitos.
  • 1999 Com dinheiro fresco, a Renault salva a Nissan da bancarrota e, imediatamente, Carlos Ghosn desenha um plano que fará a Nissan regressar aos lucros no final de 2000. O Nissan Revival Plan despede 21 mil pessoas (14% da força de trabalho da Nissan), fecha fábricas e muda a estrutura de liderança da marca. Antes do final de 2000, a Nissan regressa aos lucros e Ghosn é endeusado no Japão.
  • 2000 Naturalmente, Carlos Ghosn passa a CEO da Nissan, mas não deixa a Renault como a Nissan desejava. Mas com a recuperação tão bem sucedida, Ghosn faz o que quer e do lado francês, com a Nissan a contribuir com cerca de metade do lucro anual, também não se levantaram grandes questões.
  • 2002 Carlos Ghosn apresenta o Nissan 180, um plano a três anos que prevê a venda de 1 milhão de veículos em todo o mundo em 2005.
  • 2005 O plano Nissan 180 falha os seus objetivos e Ghosn apresenta novo plano de três anos, enquanto se torna CEO da Renault.
  • 2008 Volta a falhar o plano de Carlos Ghosn e o libanês apresenta um plano ainda mais ambicioso para cinco anos que é abortado rapidamente devido à crise financeira mundial.
  • 2013 Sendo CEO das duas empresas, Carlos Ghosn sonha com a fusão da Renault com a Nissan e nesse sentido é apresentado um plano conjunto de redução de custos e desenvolvimento de produção “low cost”. A convergência vai sendo cada vez maior e em 2014, é apontada uma poupança anual de 10 mil milhões de euros até 2022.
  • 2016 A Aliança recebe um novo membro depois da Nissan ficar com o controlo acionista da Mitsubishi, apanhada num escândalo de falsificação de características para obter benefícios para os seus modelos. Carlos Ghosn passa a ser o CEO da Mitsubishi, passando, assim, a ser o CEO das três empresas.
  • 2018 Choque mundial! Carlos Ghosn é preso no Japão sob a acusação de ter escondido o valor total da sua remuneração e de ter usado dinheiro da Nissan para proveito pessoal. Nega as acusações, mas o mal estava feito e é despedido de presidente da Aliança Nissan Renault Mitsubishi.
  • 2019O escândalo Ghosn permanece e dentro da Aliança a Renault indica um veterano da Michelin como presidente (Jean-Dominique Senard) e a Nissan. Makoto Uchida ficou como CEO da Nissan. A tensão foi escalando entre as duas companhias e atingiu mais um pico quando Senard quis recuperar a ideia da fusão ou, no limite, aumentar a presença da Renault no capital da Nissan. Algo recusado pelos japoneses. Em dezembro, numa fuga mirabolante dentro de uma caixa de artigos de som num jato particular, Carlos Ghosn foge à justiça japonesa e refugia-se no Líbano onde não pode sair do país, mas está ao abrigo da extradição.
  • 2020 A pandemia de Covid-19 trouxe mais dificuldades e prejuízos às duas empresas, levando o Estado francês a emprestar 5 mil milhões de euros à Renault para assegurar liquidez.  Chega a CEO o italiano Luca de Meo em julho e pouco depois, Senard diz que não vai haver fusão pois ambas podem ser eficientes separadas.
  • 2022 Os planos de separar o negócio dos veículos elétricos gizado por Luca de Meo leva a mais um momento de tensão. A Nissan tem receio que a sua propriedade intelectual cai na mão de terceiros devido à presença da Qualcomm. Para investir na Ampere da Renault, a Nissan exige que a Renault fique com apenas 15% do capital da Nissan.