Quem é Akio Toyoda, o (agora) presidente da Toyota?

Quem é Akio Toyoda é uma pergunta feita regularmente e que se coloca com maior acuidade no momento em que vai deixar de ser o CEO do grupo Toyota.

Quem é Akio Toyoda é uma pergunta feita regularmente e que se coloca com maior acuidade no momento em que vai deixar de ser o CEO do grupo Toyota. O homem que trouxe sucesso à marca e ao gigante industrial, tem uma enorme paixão pelo automóvel e pelo desporto motorizado e aos 66 anos ainda participa em competições debaixo do pseudónimo Morizo Kinoshita. Deixa o cargo de CEO da Toyota dia 1 de abril (e não é mentira), passando a presidente acreditando muitos que a sua influência permanecerá durante muito tempo.

TOYOTA AKIO TOYODA

Quem é Akio Toyoda?

Akio Toyoda é bisneto de Sakichi Toyoda, fundador da Toyoda Automatic Loom Works (em novembro de 1926 como fabricante de teares mecânicos), neto do fundador da Toyota, Kiichiro Toyoda e filho de Shoichiro Toyoda, o presidente da Toyota até 1992. Nasceu no dia 3 de maio de 1956 (66 anos) em Nagoya e estudou na Keio University (Tóquio) e fez o mestrado em finanças e economia no Babson College, Massachusetts, Estados Unidos da América.

Juntou-se à gestão familiar em 1994. Chegou ao conselho de administração em 2000 e em 2005 chegou a vice-presidente.

Tomou nas suas mãos as rédeas da Toyota em 23 de junho de 2009, depois de ter sido anunciado em janeiro desse ano que ele seria o próximo presidente da Toyota. Devido a uma crise com o controlo de qualidade da Toyota, Katsuaki Watanabe (79 anos) demitiu-se e passou a vice-presidente com Akio Toyoda como presidente.

CEO numa altura critica

Tudo aconteceu numa era difícil para a Toyota, pois nesse ano o gigante nipónico enfrentou o seu primeiro prejuízo operacional em 70 anos. Situação forçada por uma crise económica global. 

Ultrapassada essa dificuldade e de regresso aos lucros, rapidamente surgiu novo obstáculo: a necessidade de recolher 8,5 milhões de veículos por problemas de qualidade. O primeiro “recall” foi imposto pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) norte americana. Vários relatos e alguns acidentes relacionavam a causa com a aceleração involuntária do veículo. A causa? Um tapete malformado e posicionado enrolava-se e pressionava ao acelerador. Depois percebeu-se que havia outra causa e nova recolha foi iniciada, desta feita para corrigir um problema no pedal do acelerador. Entre 2009 e 2011, foram, mais de 8 milhões de veículos reparados.

Akio Toyoda teve de prestar esclarecimentos no Congresso norte americano, onde fez um discurso onde, humildemente, pediu desculpa pelo sucedido e destacou as causas para o problema e como iria resolver a questão. Tomou nas suas mãos a resolução do problema e conseguiu-o com mestria.

Terramoto, tsunami e acidente nuclear quase derrubavam a Toyota

Em 2011, o terramoto na península de Oshika de magnitude 8,9 e o tsunami que se seguiu (com ondas superiores a 40 metros) deram origem ao desastre nuclear de Fukushima com a fusão de três reatores. Uma sequência de eventos devastadora para a indústria automóvel japonesa que obrigou Akio Toyoda a fazer uma pausa na acelerada expansão da empresa.

Concentrou-se na qualidade e melhoria dos produtos da sua gama. Aproveitou para rever algumas formas de produção e de gestão de recursos com algumas reestruturações que, rapidamente, devolveram a Toyota ao caminho recordista de vendas, lucros e margem de lucro operacional.

Toyota Land Cruiser 70. Conduzimos o ícone que não pode circular em Portugal!

Descontinuado na Europa e nos EUA, o Land Cruiser 70 continua uma referência em África. Fomos experimentá-lo, em Portugal, na versão V8!

Ler mais

É verdade que, neste momento, a margem de lucro operacional está “apenas” nos 7,13%, quando em 2021 chegou a ser de 10,91%. Mas depois dos 5,99% registados em 2020, percebe-se a excelente recuperação da Toyota.

Agora com 66 anos, afasta-se do cargo de CEO tornando-se no Presidente do grupo Toyota. Há já algum tempo que se falava da sucessão e ela acaba de acontecer. Mas será um seu delfim (Kojio Sato) quem o sucederá e com as credenciais que Akio Toyoda estabeleceu: alguém com “uma convicção inabalável nas razões para a Toyota existir.”

A Toyota Gazoo Racing… a menina dos olhos de Toyoda

O Morizo Kinoshita terá, agora, mais tempo para se divertir ao volante e para olhar pela menina dos seus olhos, a divisão Gazoo Racing. E qual a razão para este nome? Bom, a palavra japonesa “Gazo” significa imagem e em 1996, Akio Toyoda quis mudar algumas coisas, entre elas, a forma de vender os produtos com suporte online. Queria um sítio na internet que exibisse imagens dos carros novos para venda e dos usados. O nome do sítio acabou por ficar gazoo.com, usando a pronuncia inglesa do termo “Gazo”. Pode parecer despiciendo esta ideia de Toyoda, mas para a indústria japonesa na época foi um passo de gigante.

TOYOTA AKIO TOYODA12

Ora, tendo na ideia uma “Gazo” (imagem) de vários carros numa garagem, o termo “Gazoo” passou a significar… garagem!

Assim, a divisão desportiva passou a ser a imagem de várias garagens, cada uma delas com um foco diferente para criar melhores automóveis. Como no desporto automóvel há várias disciplinas, a divisão desportiva passou a chamar-se Toyota Gazoo (garagem) e depois, Toyota Gazoo Racing (TGR) e posteriormente Gazoo Racing (GR) para os modelos desportivos.