Porsche Vision 357 é homenagem a 75 anos de história

O Porsche Vision 357 é homenagem a 75 anos de uma história de sucesso de modelos desportivos da casa de Weissach.

O Porsche Vision 357 é homenagem a 75 anos de uma história de sucesso de modelos desportivos da casa de Weissach. Um história que começou em 1948 com o 356 e que originou uma das marcas desportivas mais bem sucedidas e com um dos melhores palmarés na competição automóvel. O Vision 357 é a homenagem ao modelo que espoletou os 75 anos da história da marca e, também, uma celebração destas Bodas de Brilhante celebradas este ano de 2023.

Porsche Vision 357 é homenagem

Tudo começou em 1948 quando Ferry Porsche concretizou o sonho de construir um automóvel desportivo. Nascia, assim, o 356 que foi a origem da marca que todos hoje conhecem e muitos veneram. Faz este ano de 2023 redondos 75 anos de vida uma das marcas mais emblemáticas e que possui um excelente palmarés em provas desportivas. A Porsche assinala o seu aniversário com várias celebrações em todo o mundo e como presente de aniversário este Vision 357.

Porsche Vision 357 é homenagem

Do Porsche 356 Nº1 Roadster, ao Porsche Vision 357

O modelo original chamava-se Porsche 356 Nº1 Roadster, o modelo que 75 anos depois celebra este aniversário.

O modelo tem como base um moderno 718 Cayman GT4 RS e tenta ser uma resposta aquilo que seria o sonho de Ferry Porsche no que diz respeito a carros desportivos. Pese embora o 356 tenha sido um êxito retumbante: foram produzidos cerca de 78 mil unidades em 1965 e foi o carro que colocou, juntamente com o 911, a marca Porsche nas bocas do mundo.

Por isso, Michael Mauer, patrão do estilo da Porsche, referiu-se ao Vision 357 como “uma tentativa de combinar, de forma coerente, o passado e o futuro. As proporções fazem lembrar o modelo histórico, enquanto os detalhes dão uma visão do futuro. Com o Porsche Vision 357, criámos um presente de aniversário muito especial. Este sublinha a importância do nosso ADN de design baseado no 356.”

Para Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Porsche, “75 anos de Porsche são sinónimo de espírito pioneiro, paixão e sonhos. Estamos a celebrar com pessoas inspiradas pelos sonhos.”

Porsche Vision 357 é homenagem

Vision 357 é uma… visão do passado, modernizada

O protótipo agora revelado tem um para brisas envolvente e pilares pintados de preto para unir a superfície vidrada. A grelha traseira e os faróis e farolins ligam-se ao 356, mas utilizando a tecnologia mais recente com referência aos modelos mais recentes como os quatro pontos LED que fazem parte dos faróis modernos dos Porsche.

As jantes de 20 polegadas estão nos quatro cantos do carro e são feitas em magnésio. O motor de seis cilindros “boxer” com 4.0 litros de cilindrada debita 500 cv e 449 Nm de binário, bem diferente do bloco utilizado no 356. Para refrigerar o motor, as entradas de ar usadas no Porsche Mission R feitas em fibra de carbono reforçada com plástico estão atrás das janelas laterais.

Celebrações durante todo o ano

A Porsche vai celebrar os 75 anos ao longo de 2023. O primeiro passo será o “Driven by Dreams – 75 anos desportivos Porsche”, uma exposição que estará no “DRVE. Volkswagen Group Forum” até dia 10 de setembro.

Depois, seguir-se-á a Retro Classics, entre os dias 23 e 26 de fevereiro e no dia 9 de junho o “Porsche Museum” (localizado em Zuffenhausen, Estugarda) inaugurará uma extensa exposição especial. Nos dias 10 e 11 de junho, a Porsche vai celebrar o aniversário no “Festival of Dreams” em Hockenheim.

A história de sucesso dos “75 anos de desportivos Porsche” será também celebrada no Petersen Automotive Museum em Los Angeles, na exposição a maior altitude do mundo no Grossglockner, e no Swiss Museum of Transport em Lucerna. Para além disso, os materiais da exibição ‘Driven by Dreams’ vão passar por mais de 60 destinos na Europa e nos Estados Unidos da América numa ‘Heritage Truck’ com um design específico de celebração do aniversário. As atividades vão ser concluídas no festival automóvel ‘Rennsport Reunion’ na Califórnia, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

Porsche 911 faz 60 anos e Le Mans cumpre 100 anos de vida

Em 2023 existem ainda duas grandes celebrações: 60 anos do 911 e os 100 anos das 24 Horas de Le Mans. Desde a apresentação no International Motor Show (IAA) em setembro de 1963 que o 911 tem marcado a história do automóvel com o seu design inconfundível e uma experiência de condução inesquecível.

Por outro lado, Le Mans cumpre o seu centenário e a Porsche tem uma ligação quase umbilical com a grande clássica francesa porque é a marca mais bem-sucedida em Le Mans, para além de ser a única a estar presente em todas as provas desde 1951. Durante este período, a Porsche conquistou 110 vitórias nas respetivas classes e 19 vitórias à geral.