Peugeot Inception Concept. O futuro dos elétricos da marca francesa

O Peugeot Inception Concept pavimenta o caminho para os novos modelos da casa francesa a partir de 2025. incluindo os 100% elétricos.

O Peugeot Inception Concept pavimenta o caminho para os novos modelos da casa francesa a partir de 2025. Introduz uma “linguagem de estilo simples e mais refinada” diz a Peugeot. O protótipo apresentado no Consumer Electronics Show (CES) deste ano, é uma berlina de quatro portas que tem como base a plataforma STLA Large da Stellantis, com uma bateria de 100 kWh e um motor de 680 cv. A autonomia chega aos 800 km. Ou seja, como destaca a Peugeot, a distância entre Paris e Marselha ou Bruxelas e Berlim.

PEUGEOT INCEPTION 2

Peugeot Inception Concept. 800 km de autonomia

O protótipo apresentado apresenta o futuro do estilo da Peugeot a partir de 2025 e a identidade da próxima geração de modelos elétricos. Utiliza uma das novas plataformas da Stellantis (a STLA Large) dedicada a modelos 100% elétricos, mas capaz de receber, também, outras motorizações.

O Inception Concept é uma berlina de quatro portas de dimensões generosas – 5 metros de comprimento, mas apenas 1340 mm de altura – que utiliza uma bateria de 100 kWh e uma potência de 680 cv oferecida por dois motores elétricos. Um alimenta as rodas da frente, o outro os pneus traseiros. Acelera dos 0-100 km/h em menos de três segundos!

Tem disponível o sistema elétrico de 800 volts e capacidade de carregamento da bateria por indução. Por outro lado, é capaz de carregar 30 km de autonomia por minuto ou 150 km em 5 minutos.

Linguagem de estilo “simplificada e mais refinada”

Linda Jackson, CEO da Peugeot, referiu-se à nova linguagem de estilo da casa de Sochaux como “simplificada e mais refinada” acrescentando que “podemos chamar-lhe um estilo ‘felino de futuro’.” Esta nova linguagem de estilo será aplicada a todos os modelos lançados a partir de 2025. Como a Peugeot espera ser 100% elétrica em 2030, este será o futuro do estilo dos “leões” 100% elétricos.

Olhando para o protótipo podemos ver uma grelha dianteira generosa com as garras do leão como luzes diurnas e uma faixa de vidro onde estão os sensores e faróis estreitos. Há uma “tech bar” que percorre horizontalmente as portas que envia mensagens ao condutor e que são reconhecidas pela inteligência artificial (AI) disponibilizada no carro. Além de outros sensores, a barra tecnológica também indica o estado da carga da bateria.

PEUGEOT INCEPTION 10

Peugeot Inception Concept com interior futurista

A interface do interior do Peugeot Inception Concept está baseada no conceito “toca, bate e desliza”. Ou seja, exatamente como sucede nos “smartphones”.

Imutável é o conceito “i-Cockpit”, desta feita com algumas alterações. O pequeno volante desaparece em favor do “Hypersquare”, um sistema de controlo através de um “tablet” que funciona como volante.

O ecrã oferece diversas informações e acesso a funções com o toque da ponta dos dedos, disponibilizando reconhecimento por voz. Tem, claro, condução autónoma de nível 4. Ou seja, autonomia completa sem supervisão do condutor na maior parte das situações.

Quanto neste modo de condução, o “Hypersquare” é recolhido para dentro do tabliê e um generoso ecrã surge do piso e fecha o espaço á frente dos passageiros.

O que é mais curioso é que Linda Jackson afirmou que o “Hypersquare” estará disponível a partir de 2026 nos modelos da Peugeot. Será uma espécie de consola de jogos da vida real.