Os 10 piores maus hábitos que podem arruinar a vida de um automóvel!

O Top 10 dos maus hábitos que podem arruinar o seu automóvel pretende chamar a atenção para um facto muito simples.

É uma espécie de Top 10 dos maus hábitos que podem arruinar um automóvel, e pretende chamar a atenção para um facto muito simples. O automóvel é um conjunto de peças e mecanismos que precisam de atenção, cuidado e… “carinho”. Esquecer isso é meio caminho andado para contas de oficina chorudas. Altura ideal para verificar se destes 10 maus hábitos que podem arruinar um automóvel, há alguma coisa que podes melhorar.

1. Conduzir com a luz do óleo acesa

É verdade que alguns carros parecem uma árvore de Natal quando o painel de instrumentos desata a avisar de problemas. Mas há avisos e avisos, e se alguns podem ser encarados “na boa”, outros há que nem por isso. Por exemplo, quando aparece o símbolo da almotolia de óleo, iluminado a vermelho, deves parar! Na esmagadora maioria das vezes é falta de lubrificante.

Insistir em ignorar isso vaio levá-lo a um vale de lágrimas quando verificar a conta do mecânico. Se a luz acender, há que parar! Verifica o óleo através da vareta e, se for caso disso, coloca óleo até voltar a ter lubrificante suficiente para seguir viagem. Dica de topo deste Top 10 dos “maus hábitos”!

Top 10 dos maus

2. Conduzir com o combustível na reserva

Este até podia estar em primeiro lugar dado que, muito provavelmente, será o mais comum. Por outro lado sabemos que os combustíveis estão caros e que andar sempre de depósito cheio… não “dá jeito”. E como as “sandes” de 20€ são coisa do passado, há alguns que entendem aproveitar a gasolina ou o gasóleo até ao finzinho. Pois bem, mais um mau hábito que te pode levar ao mecânico e oferecer-te uma conta jeitosa.

Quando se anda com pouco combustível no depósito, especialmente se for um carro com alguma idade, cria-se um tsunami de sujidade e detritos que nem imaginas. Tudo isso segue para os filtros que depois de atulhados começam a deixar passar algumas impurezas. Não tarda e o motor começa a engasgar e no fim do dia terás de mudar os filtros, rezando, muito, para que o sistema de injeção não tenha ficado afetado. Conselho: Evita deixar a gasolina/gasóleo descer consideravelmente do quarto de depósito. Segunda dica mais importante deste Top 10 dos maus hábitos.

Top 10 dos maus

3. Agasalhar o carro com uma capa

Se já gastaste o dinheiro nela, pronto, usa-a de vez em quando. Mas não deixes o carro, sempre, debaixo da capa. Sabes porquê? Porque as capas são feitas para proteger da chuva, mas, por outro lado, não deixam escapar a humidade. Esta agarra-se à chapa como lapa à rocha e o resultado é igual a ter o carro dentro de uma garagem inundada.

Se se tratar de um carro já antigo, a utilização da capa está a acelerar o aparecimento de ferrugem e, depois, corrosão. Para além disso, também não costumam ser muito amigas da pintura. Falamos essencialmente das convencionais capas que se utilizam no exterior e que já passaram de moda, um péssimo mau hábito!

Contudo, se tiveres o carro numa garagem, com os níveis de humidade controlados, e utilizares uma capa feita em tecido adequado e transpirável, a coisa muda de figura. Estas capas são compostas por pelúcia no interior, não riscando a viatura, e são respiráveis precisamente para que não se forme humidade. Contudo, estas também não têm o simpático preço das restantes mais convencionais.

Top 10 dos maus

4. Deixar a ferrugem consumir a chapa

Cedo ou tarde, a ferrugem vai surgir no teu carro. Dependendo da marca e do modelo, mais cedo ou mais tarde surgirá um ponto de ferrugem (já batemos com a mão três vezes na madeira…). Se detetares um ponto de ferrugem no carro, seja onde for, tenta reparar o mais rápido possível. Fica muito mais barato reparar pontos de ferrugem do que substituir painéis inteiros mastigados pela ferrugem. Deixar andar é um péssimo mau hábito! E nunca fica bem um carro semelhante ao dos Flinstones…

TOP10 ERROS 2

5. Trocar gasolina por gasóleo e vice-versa

É verdade que a Mazda fez um motor a gasolina que pensa ser um Diesel, o Skyactiv-X, mas apesar disso ainda ninguém conseguiu que um motor Diesel consumisse gasolina e/ou um bloco a gasolina use gasóleo. Portanto, muito cuidado e atenção ao abastecer(!) (vamos repetir para que não haja dúvidas), muito cuidado! Especialmente se costumas conduzir carros com os dois tipos de combustível. Não confundas as mangueiras do gasóleo e da gasolina na hora de abastecer.

Por outro lado, se acontecer e deres pela asneira antes de colocares o motor em funcionamento, o ideal é que não o faças! Chama a assistência e reboca o carro para a oficina com a indicação para não colocarem o motor em funcionamento. Assim só vais pagar o valor do combustível e o esvaziar do depósito, sem que o combustível errado afete qualquer componente do motor. Já se colocares o motor a trabalhar, e este fizeres o motor dar uma volta que seja com o combustível errado… prepare-se que a conta vai… doer e de que maneira!

Abastecer combustível

6. Ignorar os intervalos de manutenção

Quando as marcas entregam um livro todo giro com espaço para carimbos e notas, é por algum motivo. Esse livro é, geralmente, o mapa para as manutenções do automóvel. E se és daqueles que atira o livro pela janela pois “eu é que sei”, tem atenção… desrespeitar os intervalos de manutenção e os conselhos do construtor é meio caminho andado para veres a conta conhecer uma forte hemorragia. Para além disso, é um péssimo “mau hábito”.

Exceção claro se, pelo contrário, por excesso de zelo, costumas diminuir estes intervalos de manutenção. Sabes que há intervalos para a mudança de lubrificantes, filtros, diversas correias, enfim, uma multidão de coisas que podem fazer a diferença. E não te esqueças que na hora de vender, ter um historial de manutenção faz diferença. Até no preço! Foi o que sucedeu com o “nosso clássico“!

7. Ignorar fugas

Apareceu-te na garagem uma mancha de óleo? Quando estavas estacionado, verificaste que havia uma poça de água no chão? Nao encolhas os ombros! Se nada fizeres é provável que, mais tarde ou mais cedo, o teu carro vá parar ao mecânico e a conta seja maior que um rolo de papel! Ao contrário do que se costuma dizer para alguns carros como os Land Rover que, segundo os seus fãs, estes marcam território, isso não é bem assim. Ignorar estes sinais é outro mau hábito que muitos de nós fazemos.

Acredita que o teu carro não é como o gato que marca território! Se há uma fuga, tenta descobrir de onde ela vem e, caso não consigas, vai logo que possas ao mecânico para resolver o problema antes que se torne numa catástrofe. Tem apenas atenção que, especialmente no verão, se a possa que encontras onde estacionaste o carro é de água, esta pode ser do funcionamento do ar condicionado, e neste caso é normal.

8. Conduzir com o pé na embraiagem

Esta é daquelas que na escola de condução ensinam… “não conduza com o pé em cima do pedal de embraiagem!” Claro que este conselho só serve para quem tem carros com caixa manual. Os outros podem passar à frente. Descansar o pé esquerdo no pedal de embraiagem é a melhor forma de acabar com o disco da embraiagem e entrar, mais uma vez, no admirável mundo da mecânica.

Sabes porquê? Porque ao deixar o pé em cima do pedal, mesmo que com pouca força, estará a forçar o disco da embraiagem contra o prato e isso acaba por a desgastar sem necessidade. Grande parte dos carros têm um “descanso” para o pé, ao lado esquerdo do pedal da embraiagem. Por algum motivo é, usa-o!

9. Escolher o lubrificante errado

Mudar o óleo deve ser uma operação feita por um profissional, mas há muitos que entendem ser esta uma daquelas coisas DIY (Do It Yourself, que é como quem diz, faça você mesmo). Bom, nada contra mas, com algumas ressalvas. Se achas que sabes o que estás a fazer – e não te queres limitar a adicionar lubrificante quando estiver em falta – pelo menos, verifica qual o lubrificante que o motor usa. A marca ainda é, para este efeito, “igual ao litro”, mas a viscosidade… não! Se misturares viscosidades dentro do motor e nenhuma delas for a recomendada, vais pagar caro! O mesmo poderá acontecer em alguns casos específicos em que utilizes uma viscosidade que não é a correta e/ou recomendada.

10. Poupar nas peças

Está bem, a crise é grande e os carros são um ralo por onde pode escoar todo o nosso dinheiro. Mas como outras coisas na vida que são caras, não podemos passar sem ele. Por isso, se queres economizar a prazo, não vás pela ideia das peças baratas feitas ali naquele enorme pátio chamado “peças iguais às originais”. Por vezes não são, e aquela ideia que “qualquer coisa serve”… está profundamente errada. É como com os pneus. Se achas que tanto os chineses como os usados ou semi-novos são bons, experimenta e depois verás os sustos que apanhas. As peças mais baratas, mais depressa se avariam e acabam a gastar o mesmo dinheiro. 

Esta é a última dica deste Top 10 dos maus hábitos que podem arruinar um automóvel. Contudo, temos uma dica extra. Os pneus! Recorda-te que são o único ponto de contacto do teu carro com a estrada. Se na maioria dos casos as consequências mais comuns de pressões insuficientes ou exageradas são um desgaste não uniforme ou acelerado dos pneus, em casos mais extremos podem levar a um maior desgaste na suspensão ou noutros sistemas do carro. Por isso, habitua-te a verificar com regularidade a pressão dos pneus.

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2019 2279