Mazda MX-30 recebe, finalmente, extensor de autonomia!

O Mazda MX-30 recebe, finalmente, a grande diferença para os outros modelos, o extensor de autonomia feito com um motor Wankel.

O Mazda MX-30 recebe, finalmente, a grande diferença para os outros modelos, o extensor de autonomia. Recordamos que em 2020 a Mazda lançou o MX-30 – depois de o apresentar no Salão de Tóquio de 2019 – desde logo com a ideia de oferecer uma versão híbrida com um motor de combustão a funcionar como gerador. Três anos depois, finalmente, aqui está o MX-30 e-Skyactiv R-EV que oferece uma variante “Edition R”. Ainda se desconhece quando será o modelo lançado em Portugal.

MAZDA MX 30 R 4

O Mazda MX-30 recebeu honras de estreia no Salão de Bruxelas há uns dias. O modelo que liderou o programa de eletrificação da Mazda já tinha uma variante híbrida ligeira para alguns mercados.

A plataforma do MX-30 suporta várias motorizações, entre elas está esta que foi agora revelada. Desde logo salta à vista a ainda menor autonomia elétrica do MX-30: 85 km. Obviamente que o motor – ainda por cima um motor rotativo Wankel de funcionamento igual do do RX7 e RX8 – de combustão interna ajuda gerando energia que alimenta a bateria.

MAZDA MX 30 R 6

A escolha do motor Wankel prende-se com a capacidade destes motores de pistão rotativo fazerem potência com pouca cilindrada.

Ora, no MX-30 este motor 8C de nova geração está acoplado a um gerador e um motor elétrico. A bateria tem uma capacidade de 17,8 kWh e o depósito de gasolina tem 50 litros. Esta, assim, criado um sistema híbrido Plug-In bem diferente.

Tem capacidade para carga AC e DC e graças ao motor com 125 kW (qualquer coisa como 167 cv), tem prestações suficientes. Três modos de condução (Normal, EV e Charge) oferecem solução para todas as necessidades.

MAZDA MX 30 R 1

A “Edition R” que esteve exposta em Bruxelas, tem o tejadilho pintado de vermelho “Maroon Rouge Metallic” (que lembra o primeiro veículo de passageiros da Mazda, o R360 Coupe) de forma exclusiva. A carroçaria pode ter outras cores. No interior tem um rotor embebido nos tapetes e encostos de cabeça da frente.