Kalle Rovanpera. TUDO sobre o mais jovem campeão do Mundial de Ralis!

O especial Kalle Rovanpera que o Escape Livre publica percorre toda a carreira do jovem prodígio dos ralis mundiais.

Todos se lembram do vídeo do YouTube onde o pequenino, muito louro de olhos azuis Kalle Rovanpera fustigava um Toyota Starlet de tração traseira pelas veredas da propriedade familiar. Tinha apenas oito anos! Recordo-me que o meu pai me colocou ao volante de um carro também com oito anos. Mas as nossas histórias separam-se aqui de forma evidente (risos)!

Este especial Kalle Rovanpera que o Escape Livre publica percorre toda a carreira do jovem prodígio dos ralis mundiais. Filho de Harri Rovanpera, um piloto de qualidade que nunca teve felicidade na sua carreira, Kalle Rovanpera é dono de vários recordes que o sublinham como um dos maiores talentos desde Sebastien Loeb e Sebastien Ogier, juntando a este grupo Ott Tanak. 

KALLE ROVANPERA

O seu talento foi, rapidamente, confirmado. E muitos pilotos finlandeses têm elogiado o percurso de Kalle Rovanpera. Um deles foi o seu amigo Esapekka Lappi. Quando lhe perguntaram se tinha alguma coisa a ensinar ao miúdo, respondeu com a sua habitual bonomia e refinado sentido de humor “ensinar-lhe alguma coisa? Provavelmente ele é que me ensina uma ou outra coisa!

Por outro lado, o seu pai, Harri Rovanpera, deixou claro que o menino foi treinado para ser campeão do Mundo de Ralis.Eu não tenho nada para lhe dizer. Ele faz às coisas à sua maneira e é assim que deve ser!” 

Quando lhe perguntaram se o pai lhe tinha ensinado alguma coisa, disse, simplesmente “sim, ensinou-me que o carro tem um volante e três pedais e que tinha de os usar!”

Quando no maior secretismo, Kalle Rovanpera fez um teste com a Toyota Gazoo Racing World Rally Team em 2016 – tinha 16 anos – deixou todos boquiabertos. Inclusive o seu atual diretor desportivo, na época ainda co-piloto, Kaj Lindstrom. Dizia o finlandês “se entrassem com os olhos vendados dentro do carro dificilmente descobririam que ao volante estava um jovem de apenas 16 anos!

Kalle Rovanpera O mais jovem campeao do mundo de ralis

Um especial com a chancela Escape Livre

Neste Especial “Kalle Rovanpera – Tudo sobre o mais jovem campeão do Mundo de Ralis”, ficará a conhecer todos os passos dados na sua curta carreira, a sua história, o que pensam dele e as mais belas fotos em ação do piloto finlandês que devolveu o cetro mundial à Finlândia após 20 anos sem títulos.

Todos os números da carreira do piloto, as provas que realizou e todos os carros que utilizou. Enfim, uma retrospetiva daquilo que foi a vida desportiva de Kalle Rovanpera e os recordes que já bateu até agora. Os restantes, só há uma forma de não serem batidos: se Kalle Rovanpera não quiser!