Fomos conhecer o Avenger. O primeiro Jeep elétrico, e coroado Carro do Ano!

Já fomos conhecer o novo Jeep Avenger. É o primeiro modelo 100% elétrico da marca, mas é também o primeiro a ser eleito Carro do Ano.

O Jeep Avenger esteve em Portugal, e nós fomos conhecê-lo! Foi um breve contacto estático mas que ainda assim se impunha dado que o Jeep Avenger foi recentemente eleito “Car Of The Year”. Ainda que as primeiras unidades em Portugal estejam previstas apenas para abril deste ano, uma unidade pré-série passou uns dias por Portugal e nós fomos vê-la de perto a convite da Jeep Portugal.

Já aqui falámos bastante do primeiro modelo 100% elétrico da Jeep, e agora também o primeiro modelo da marca norte-americana a receber a ser coroado como Carro do Ano, com o troféu “Car of the Year”. O modelo conta com um motor elétrico com 156 cv e 260 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 54 kWh. Anuncia uma autonomia de 400 km (protocolo WLTP) que, segundo a marca, pode chegar a 550 km em ciclo urbano.

Primeiras impressões “ao vivo e a cores”

Mais do que as especificações que já eram conhecidas e que já desvendámos aqui, agora vou me focar nas primeiras impressões que ficaram depois deste contacto “ao vivo e a cores”. Essa foi aliás o primeiro impacto, a cor! Esperava ver o Jeep Avenger em Portugal naquele tom amarelo torrado que tem sido divulgado. Ao invés disso dei com um cinzento escuro muito mais discreto. Ainda que seja mais sóbrio, é inegável que as cores mais vivas resultam melhor nestes modelos da Jeep. Como aliás pudemos constatar com o Jeep Wrangler e Renegade que estavam também presentes.

O Jeep Avenger é o primeiro modelo a fazer uso da mais recente versão da plataforma e-CMP, partilhada com outros modelos do grupo Stellantis. Para além disso, é um dos importantes passos para a Jeep alcançar os objetivos a que se propôs, de se tornar uma marca 100% elétrica na Europa, já em 2030. Recordar que atualmente a marca já só vende modelos eletrificados, seja qual for o segmento.

Não há uma tração integral, mas existe o Select Terrain com modos específicos para a neve, areia e lama. Algo que vamos querer experimentar assim que o pudermos conduzir. Segundo a marca, nem mesmo os ângulos de entrada, saída e ventral foram esquecidos. Já quanto à altura ao solo, podemos contar com 20 cm, valor que é referência no segmento. As cavas das rodas pronunciadas reforçam a postura de robustez e aventura simultaneamente, e as sete barras verticais na frente identificam-no de imediato como um Jeep.

Interior moderno e “à prova de futuro”

No interior, apesar da utilização de materiais duros já que estamos perante um citadino de segmento B, temos uma digitalização à prova de futuro com um painel de instrumentos totalmente digital e um ecrã para o sistema de info-entretenimento numa posição elevada e em formato tipo 16:9 (10,25″) e que, felizmente, não conta com os comandos de climatização integrados. Estes fazem parte de um friso de botões à parte. Contamos também com muitos espaços de arrumação e no geral um interior que, acima de tudo, revela robustez. Algo indispensável num modelo Jeep.

O Jeep Avenger em Portugal conta já com mais de 220 encomendas para a edição de lançamento que arrancou em dezembro, sendo 40% referentes a particulares. Está disponível em Portugal com três níveis de acabamento – Longitude, Altitude e Summit, e preços a partir de 37 800€, estando inclusivamente já disponível no configurador. Quanto a nós, estamos muito curiosos de o poder conduzir, dentro e fora de estrada.