Estas foram as 5 marcas (e modelos) mais vezes chamados à oficina!

Fica uma lista das marcas, e modelos, mais vezes chamados à oficina para recall, ou seja, reparar problemas ou defeitos entretanto detetados.

Afinal quais foram os carros mais vezes recolhidos pelas marcas na Europa em 2022? A lista é grande e há algumas surpresas que deitam por terra a velha imagem de fiabilidade. Seja como for, não podemos tomar a parte pelo todo. Normalmente as viaturas chamadas para “recall” fazem parte de um lote de unidades que, por algum motivo, saíram com um problema ou defeito que necessita de ser corrigido. Aliás, conta-se a piada que quando alguém tem um problema num carro de segmento A ou B, irrita-se e diz “que porcaria de carro, só dá chatices”, mas quando toca a um topo de gama, culpa-se dizendo “oh meu Deus, que terei feito ao meu carro!

Os dados que revelamos têm por base o site de internet www.car-recalls.eu, especializado em decifrar os dados libertados pela agência da União Europeia (UE) “Rapid Exchange of Information System”. Está dedicada a assinalar riscos de segurança de todos os produtos vendidos na Europa. E através destas duas entidades aqui fica o TOP 5 dos carros mais vezes chamados à oficina para os conhecidos “recall”.

1. Mercedes-Benz. 39 chamadas à oficina em 24 modelos

Pois é… a Mercedes-Benz foi a líder também nas chamadas dos seus modelos á oficina. O Classe S teve nada menos que sete chamadas. Quase um milhão de unidades dos modelos Classe C, Classe E, Classe G, Classe S, Vito, Classe V, CLS, GLC, GLE e GLS produzidos entre janeiro de 2017 e outubro de 2021 foram chamados à oficina para reparar uma situação que poderia levar a um princípio de incêndio.

Outro milhão de unidades do Classe M, Classe GL e Classe R produzidos entre 2004 e 2015 tiveram de ir reparar um problema nos travões detetado em junho de 2022. Mais de 300 mil Sprinter construídas entre 2017 e 2020 foram recolhidas devido a falhas nas luzes de travão. Assim, a marca alemã liderou a lista dos carros mais vezes chamados à oficina em 2022.

MERCEDES AMG S63 E PERFORMANCE 19

2. Peugeot. 15 chamadas à oficina para 10 modelos

A casa francesa, líder de vendas em Portugal, conheceu problemas com o software de controlo de emissões o que levou à recolha de várias unidades de modelos como o 308, 2008, 208, 3008 e 5008. O 308 teve de ser chamado à oficina devido a problemas com o sistema de reboque e o comercial Expert conheceu problemas nas linhas de combustível, defeitos na travagem traseira e sobreaquecimento do sistema de desembaciamento do vidro traseiro.

Peugeot 308 SW 2022 19

3. Volkswagen. 14 chamadas à oficina para 12 modelos

O VW Polo conheceu quatro recolhas devido a um spoiler solto, airbags dianteiros com falha e um teto de abrir defeituoso. O “português” T-Roc foi chamado à oficina devido a tampas de motor que se soltavam quando o ritmo ao volante era mais agressivo. O Golf, Passat, Crafter, Fox e Caddy além do Arteon já conheceram embaraçantes chamadas à oficina para recall.

Volkswagen T Roc 1.5 TSI R Line 21

4. Toyota. 14 chamadas à oficina para 10 modelos

O citadino Aygo foi chamado duas vezes à oficina devido a defeitos nos travões. Já o Toyota C-HR e o Yaris tiveram de ser recolhidos devido a falhas nos sensores do radar. Também o Toyota RAV4 foi recolhido devido a problemas nos cintos de segurança traseiros. O comercial ProAce teve de ser recolhido três vezes: tubos de combustível defeituosos, erro de calibração da unidade central de comando do motor e um desembaciador de para brisas que não funcionava. Os modelos Highlander, Tundra e Camry, nos EUA, também foram chamados à oficina para recall.

Toyota Aygo X Limited 45

5. Opel. 12 chamadas à oficina para 10 modelos

A casa alemã, parte do Grupo PSA e, agora, da Stellantis, teve de recolher o Astra em três ocasiões: problemas com alguns componentes das portas, airbags mal montados e avarias nos airbags para os condutores. O Cascada, descapotável que foi um flop, o Meriva e o Zafira também foram chamados à oficina devido a problemas nos airbags. O Zafira teve de ser chamado mais uma vez devido a um sistema de travagem traseiro defeituoso que afetou, igualmente, o Vivaro. O terceiro recall do Zafira esteve ligado a um defeito na voltagem da cablagem.

Finalmente, o Mokka teve de ser recolhido devido a problemas com os limpa para brisas e o Insignia por conta de um caso severo de corrosão em elementos da suspensão.

opel astra hybrid 40

Claro está que nesta lista de carros mais vezes chamados à oficina se incluem algumas das marcas mais vendidas na Europa. Quanto mais unidades estiverem no mercado, maior será a probabilidade de defeitos ou problemas em determinado lote, e por conseguinte maior será o número de unidades a recolher.