Dacia bateu recordes de vendas em Portugal e na Europa

A Dacia bateu recordes de vendas no Velho Continente e em Portugal. Para lá de ter vendido o automóvel 8 milhões desde 2004, a casa romena, propriedade da Renault, vendeu 573 mil unidades em 2022.

A Dacia bateu recordes de vendas no Velho Continente e em Portugal. Para lá de ter vendido o automóvel 8 milhões desde 2004, a casa romena, propriedade da Renault, vendeu 573 mil unidades em 2022. Um crescimento de 6,8% face a 2021 e num mercado em declínio. Mas são muitos mais os recordes alcançados pela Dacia o ano passado e que a marca revelou durante um encontro com a imprensa.

A Dacia bateu recordes de vendas ao ter baseado a sua ação num plano de produto robusto e bem-adaptado às necessidades do mercado. São quatro os pilares deste plano: Dacia Sandero, Dacia Duster, Dacia Jogger e Dacia Spring.

Dacia bateu recordes e é a marca mais vendida a particulares

O primeiro vendeu 229 500 unidades em 2021, um aumento de 1,2%, mantendo o título de automóvel mais vendido a particulares, desde 2017. O segundo, o Duster, comercializou 197 100 unidades, mais 5,8% face a 2021. É o segundo automóvel mais vendido a particulares na Europa e o SUV mais vendido a particulares desde 2018.

Já o Jogger é um sucesso da marca: são 56 800 unidades no seu primeiro ano de vida sendo o segundo automóvel do segmento C não SUV mais vendido a particulares. Finalmente, o modelo 100% elétrico da Dacia vendeu 48 900 unidades, mais 75% que em 2021.

Quotas de mercado recordes

Contas feitas, a Dacia alcançou uma quota de mercado recordista de 7,6% das vendas a clientes particulares e 3,7% dos veículos de passageiros e comerciais na Europa.

Em Portugal, a Dacia continua a ser uma história de sucesso. Desde logo porque em 18 meses saltou do 16º para o 4º lugar das vendas, com o Sandero a ser o 3º mais vendido e o Duster a ficar no Top 10. Como referiu José Pedro Neves, diretor geral da Dacia em Portugal “as pessoas escolhem a Dacia quando se trata de gastar o seu dinheiro e não do carro de empresa.”

Por outro lado, a Dacia está no Top 6 das marcas mais vendidas, nas quatro marcas que mais vendem veículos de passageiros e líder na venda a particulares. Contas feitas, 1 em cada 5 portugueses que compra carro próprio, escolheram um Dacia em 2022.

Conforme referiu José Pedro Neves, “o grande objetivo da Dacia é continuar a ser líder na venda de automóveis a particulares em Portugal” deixando claro que “não nos iremos desviar um milímetro da trajetória ‘best value for money’”. E por isso mesmo a Dacia vai ser cada vez mais autónoma conquistando o seu espaço. E isso será refletido nos concessionários com espaços próprios e personalizado atendimento ao cliente.

Dacia para todos

Como referiu o diretor geral da Dacia em Portugal, “queremos que um Dacia seja a fusão entre o carro que as pessoas querem ter com o carro que as pessoas podem ter.”

Vanda Silva, diretora de marketing da Dacia Portugal, sustentou que “sabemos qual o propósito para que cada carro foi construído, qual o propósito para que foi comprado e queremos garantir que cada Dacia tem o que é essencial para satisfazer ambos.”

Por outro lado, Hugo Barbosa, diretor de comunicação e imagem da Dacia, lembrou que “no mercado automóvel português nunca houve uma marca que tenha alcançado os resultados da Dacia em apenas 15 anos.”

Quanto ao compromisso da Dacia para o futuro, já o tínhamos comentado quando fomos até Paris conhecer as novidades.

Fomos conhecer o compromisso da Dacia para o futuro, e as suas novidades!

Foi em Paris que ficámos a conhecer tudo sobre o novo capítulo da marca Dacia. Dele fazem parte modelos como o Bigster e até um concept-car.

Ler mais